Visa Manaus inicia operação Boas Festas

By -

visa-manaus-boas-festas-1Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deram início nesta quinta-feira, 17, à operação Boas Festas. A ação, que busca garantir a segurança sanitária em produtos e serviços oferecidos aos consumidores em supermercados, salões de beleza, academias de ginásticas e no comércio informal, faz parte da rotina do órgão, que será intensificada nesse período. 

visa-manaus-boas-festas-2Além da fiscalização, a Visa começou a distribuir para consumidores e empresários uma nova cartilha com orientações gerais voltadas para produtos e serviços. Com tiragem de 80 mil exemplares, a publicação traz informações como o campo de atuação da Vigilância Sanitária, contaminação alimentar, boas práticas na manipulação e venda de alimentos, o que observar nos estabelecimentos de alimentação, farmácias e drogarias, além de orientações sobre cuidados e uso racional de medicamentos. 

Para o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, o aumento do movimento no comércio em razão das festas de fim de ano requer o reforço das ações de vigilância e a efetiva participação da população na fiscalização dos produtos que, se inadequados para o consumo, podem causar sérios riscos à saúde. “Atenção no preparo, conservação e oferta de alimentos deve ser um compromisso de todos”, enfatizou. 

visa-manaus-boas-festas-3A gerente de um dos supermercados fiscalizados nesta quinta, Rita de Lima, avalia a ação como positiva. “Uma ação como esta é muito bem recebida pelo comércio porque é para a melhoria do andamento e da produção, reforçando o objetivo da empresa que é atender melhor o cliente”, afirmou.

 A gerente de produtos do órgão, Nilza Negreiros, ressaltou que é importante que a população participe da fiscalização informando irregularidades como datas vencidas, higiene do local, mau cheiro e armazenamento incorreto. Para as denúncias, a população pode utilizar o Disque Denúncia, pelo número 0800 092 0123.

Roberto Brasil