Seis Estados devem definir quem sucederá Obama

By -
Hillary Clinton | Donald Trump

Hillary Clinton | Donald Trump

As pesquisas nacionais mais recentes mostram uma disputa acirrada entre Hillary Clinton e Donald Trump pela presidência dos Estados Unidos, com os candidatos próximos da marca de 45% de intenções de voto e uma ligeira vantagem para a democrata. Mas como a eleição americana é decidida no Colégio Eleitoral, as pesquisas em cada Estado acabam sendo o maior termômetro para saber quem tem mais chances de ganhar.

O Colégio Eleitoral é composto por 538 integrantes, divididos entre os 50 Estados e o Distrito de Colúmbia, da capital Washington. A representação é proporcional: a Califórnia, Estado mais populoso do país, tem 55 membros no colégio, enquanto os Estados menos populosos têm apenas três. Esses integrantes votam de acordo com o resultado das urnas em seu Estado.

O vencedor será aquele que receber pelo menos 270 votos (50% + 1) no Colégio Eleitoral.

Em quase todo o país o candidato vencedor também fica com todos os votos do Estado no Colégio Eleitoral. Há duas exceções: Maine e Nebraska, que distribuem dois votos para o vencedor do Estado e os outros para quem venceu nos distritos regionais (dois no Maine e três em Nebraska).

com UOL NOTÍCIAS

Roberto Brasil