Rede municipal de ensino promove mês com ações sobre diversidade e combate à descriminação racial

By -

movimento-consciencia-negra-cleomir-santos-semed-1

Até o dia 30 de novembro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizará inúmeras atividades na cidade para trabalhar temas como diversidade racial, racismo e  discriminação. A ação, alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, conta com a parceria das Secretarias  Estaduais  de Educação  (Seduc) e de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Para dar início as ações do mês, foi realizada na tarde da terça-feira, 1º, no Largo de São Sebastião, Centro, uma cerimônia de abertura que reuniu representantes de instituições religiosas, movimentos negros e pessoas ligadas às secretarias envolvidas na atividade.

movimento-consciencia-negra-cleomir-santos-semed-3

“Esta temática é importante para a educação, para aprendizagem dos nossos alunos e para o envolvimento de toda a sociedade. E nossa missão, enquanto Secretaria Municipal de Educação, é disseminar este tema nas escolas em todo mês de novembro”, explicou a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Suely da Silva.

Segundo a secretária da Sejusc, Graça Prola, a ação é importante para os movimentos negros de Manaus se fortalecerem. Ela afirmou ainda que na cidade há 150 mil pessoas que se declaram negros, destacando a importância da programação. “Atualmente há 143.748 pessoas que se alto declaram negras, daí a importância de fazer momentos de discussão e reflexão sobre a cultura negra em Manaus, de uma população que ainda é muito hostilizada, por conta do preconceito, da discriminação e da falta de respeito”, reforçou.

movimento-consciencia-negra-cleomir-santos-semed-4

Segundo a assessora de Diversidade da Semed, Lídia Helena Mendes, o mês de novembro terá rodas de conversas e mostra de cinema da diversidade em cinco escolas municipais, que envolverão aproximadamente 200 alunos. Para ela, a ação é importante para dar visibilidade às ações que a secretaria realiza sobre diversidade racial durante do ano. “Este momento é também  um encerramento dos trabalhos voltados à diversidade racial, na rede municipal de ensino,  em 2016 ”, explicou.

Mario Dantas