PAC Alternativo volta a zona Leste no sábado

By -

pac-alernativo-1Devido à alta solicitação de documentação básica (RG e CPF) dos moradores da zona Leste de Manaus, registrada no último Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Alternativo, ocorrido no dia 5 passado, o Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza a 8ª edição da ação no próximo sábado, 19 de novembro, no Uai Shopping São José, localizado na Avenida Cosme Ferreira, bairro São José, das 9h às 16h.

No local serão emitidos RG (1ª e 2ª vias), CPF (1ª e 2ª vias) e disponibilizados os serviços de fotografia e cópia de documentos. Estes dois últimos serviços, onerados, pois, são terceirizados. Serão distribuídas 600 senhas para a emissão de RG. Para CPF, as senhas vão ser ilimitadas.

O secretário executivo adjunto da Sejusc, Eduardo Lucas, informa que a 1ª via da carteira de identidade é entregue no mesmo dia e a 2ª via somente após 30 dias. Já o CPF é expedido na hora da solicitação. “A demora na entrega da 2ª via é devido a análise e busca de dados sobre o solicitante realizadas pela Polícia Civil que entre outras questões verifica antecedentes criminais. Este procedimento é praxe e confirma a segurança do processo”, explica.

pac-alernativo-2Para solicitar o RG, é necessário Certidão de Nascimento e, se casado, apresentar certidão de casamento e, em ambos os casos, levar comprovante de residência atual. Se o comprovante estiver em nome de outra pessoa, ele deve ser assinado pelo proprietário na parte de trás e deve-se apresentar cópia do RG do mesmo. Se quiser que o CPF conste no RG, deve-se apresentar o documento e a declaração ou extrato emitido pela Receita Federal em que conste que o mesmo está válido.

Jovens com idade inferior a 18 anos devem estar acompanhados de pai ou mãe ou um dos avós.

Para solicitar a 1ª via de CPF é preciso apresentar certidão de nascimento ou de casamento ou RG, título de eleitor e comprovante de residência atual. Menor de 18 anos deve estar acompanhado de pai ou mãe ou, ainda, um dos avós. Para a 2ª via são necessários RG e Título de Eleitor, os dois originais, além do número do CPF.

Roberto Brasil