Movimentos do Amazonas se preparam para mais uma edição do Fórum Social Pan-Amazônico

By -

forum-pan-amazonicoEm preparação ao VIII Forum Social Pan-amazônico que acontecerá em abril de 2017 na cidade peruana de Tarapoto, será realizado em Manaus, no Parque Municipal do Mindu, o pré-Forum, um conjunto de atividades envolvendo apresentações artísticas e debates. O evento terá início nesta sexta-feira, 11, com encerramento previsto para a tarde de sábado.  

Segundo informação do Conselho Indigenista – Regional Norte (CIMI) os debates giram em torno de três temas: Experiências de Resistência dos povos da Amazônia, Impactos de Grandes Projetos governamentais e processos de descolonização. A organização do evento é feita por movimentos sociais, entidades de apoio aos povos indígenas, organizações indígenas e feministas de Manaus. 

O Fórum Social Pan-amazônico surgiu como desdobramento do Forum Social Mundial. Foi consequência do esforço de articulação entre os movimentos sociais e organizações populares dos países da Amazônica continental em reação aos efeitos da globalização neoliberal.  

 

Roberto Brasil