Manaus participa da última reunião do ano do CB27

By -

23-11-16-forum-de-secretarias-de-meio-ambiente-foto-assessoria-semmas

Manaus participará do XII Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras (CB27), que acontecerá a partir desta quinta-feira, 24, na cidade de Maceió (AL). A reunião será a última do ano e terá como finalidade fazer um balanço das conquistas obtidas pelos Governos Locais no âmbito dos acordos globais firmados entre as Nações sobre sustentabilidade e reforçar a importância da continuidade da articulação entre as cidades brasileiras, levando-se em conta o contexto de transição política vivenciado por algumas prefeituras. O XII Encontro Nacional do CB27 será promovido pela Prefeitura de Maceió, com o apoio da Fundação Konrad Adenauer, e do ICLEI-Governos Locais pela Sustentabilidade.

 

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, participará do evento na expectativa de reforçar o posicionamento de Manaus, como cidade signatária do Compacto de Prefeitos que reúne líderes locais comprometidos em reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantindo a execução de projetos e programas que tenham essa finalidade. De acordo com o CB27, entre 2015 e 2016, relevantes acordos globais foram alcançados com instâncias de participação dos governos locais em seus processos de debate e negociação. Entre os acordos estão o Marco de Sendai sobre Redução de Riscos de Desastres, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Financiamento para o Desenvolvimento, o Acordo de Paris e a Nova Agenda Urbana, além das metas de Aichi sobre biodiversidade previamente acordadas.

 

“Estes acordos deverão ser desdobrados e implementados no contexto brasileiro e o CB27 tem a oportunidade de se colocar nesses processos de discussão e implementação com destaque”, explica o secretário de Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, no convite encaminhado aos integrantes do fórum. Manaus está entre as 15 capitais que tiveram seus prefeitos reeleitos. De acordo com o secretário Itamar Mar, todos os encontros promovidos pelo Fórum CB27 contaram com a participação da capital do Amazonas, oportunidades em que os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Manaus foram apresentados. Manaus inclusive sediou em 2014a primeira reunião dos secretários de Meio Ambiente das Capitais da Amazônia – Regional Norte.

 

Na pauta do XII Encontro Nacional em Maceió, está o debate sobre o papel das capitais na implementação das agendas globais e a preparação do processo de transição do Fórum aos secretários que assumirão em janeiro de 2017. O evento tem como finalidade nivelar conhecimento entre os secretários sobre as agendas internacionais aprovadas entre 2015-2016, sua relação com os municípios e secretarias municipais de meio ambiente, além de identificar e debater e os principais desafios e oportunidades para o CB27 com relação às agendas internacionais.

 

Em agosto deste ano, o CB27 se reuniu com o ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, com a finalidade de estabelecer a abertura de um canal direto de diálogo entre as secretarias de Meio

Ambiente das capitais e o órgão ministerial em favor do efetivo apoio ao fortalecimento institucional aos municípios e às demandas relativas aos programas voltados à capacitação de recursos humanos, necessidade de informatização das secretarias, em especial ao setor de licenciamento ambiental e acesso ao programa de apoio à gestão das unidades de conservação municipais.

Mario Dantas