Manacapuru recebe espetáculo de dança “Apoena: Aquele que vê longe”

By -

apoema-manacapuru-1Inspirado na cultura indígena, o espetáculo de dança “Apoena: Aquele que vê longe” será apresentado no município de Manacapuru (Região Metropolitana de Manaus) no domingo, 27, e segunda-feira, 28. As apresentações ocorrerão, respectivamente, às 19h no Sesc Manacapuru e às 17h na Escola Estadual Carlos Coutinho, respectivamente. A entrada é gratuita. 

apoema-manacapuru-2Contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015, o espetáculo reúne as artistas Huana Viana, proponente do Projeto, e Francis Baiardi, que assim a direção. A obra tem como principal proposta retratar a cultura ameríndia a partir da realidade sociocultural que o índio da Amazônia  se encontra na contemporaneidade, levando em consideração  suas peculiaridades culturais da região. 

Com produção da Contem Dança Cia., “Apoena: Aquele que vê longe” tem a trilha sonora assinada pelos músicos Eliberto Barroncas e Diego Janatã. Em Manacapuru A trilha será executada ao vivo durante as apresentações e será feita pelo percussionista maranhense Diego Janatã. “Diego filho do povo indígena Guajara e tem viajado as comunidades indígenas por todo Brasil pesquisando a musicalidade dos povos das florestas e também o som dos tambores das comunidades quilombolas do maranhão. E vai estar com a gente e está muito legal o envolvimento dele que é indígena, nesse projeto”, comentou Francis Baiardi. 

apoema-manacapuru-3Huana Viana destacou a importância de estar fazendo este trabalho. “Sinto-me feliz e também muito honrada em estar realizando este projeto ao lado de artistas tão especiais e ainda abordando uma temática de muita relevância pra sociedade. Precisamos olhar mais para os lados, para “o outro” que necessita de nós. Apoena está sendo um presente maravilhoso pra mim”.

Ciclo de Palestras

Além da apresentação do espetáculo, ao fim de cada encenação ocorrerá a palestra “O indígena na atualidade”, com duração de 40 minutos ministrada pela professora dra. Jocilene Gomes da Cruz.

apoema-manacapuru-4Após Manacapuru, será a vez do município de Itacoatiara receber dois dias de espetáculo, nos dias 1º e 2 de dezembro, no Sesc da cidade. Em Manaus, a apresentação será no dia 6/12 no Contem-ner das Artes, Cidade Nova, 7,8,9/12 no Museu da Amazônia (Musa), Zona Leste, e 10 e11/12 no CAUA, Centro.

Roberto Brasil