Ipaam e Batalhão Ambiental promovem curso de Especialização em Policiamento Ambiental

By -

curso-ipaam-e-bpambOs analistas ambientais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Fábio Rodrigues Marques e Vandete Rocha, ministram uma palestra nesta sexta-feira (25) com o tema “Educação Ambiental” no curso de Especialização em Policiamento Ambiental, promovida pelo Ipaam e Batalhão de Policiamento Ambiental na Universidade Paulista (Unip).

A analista Vandete iniciará a palestra falando sobre a educação ambiental, apresentando conceitos e experiências na área. O analista Fábio apresentará a natureza jurídica da legislação ambiental, falando do marco legal, constituição, passando por leis complementares, ordinárias resoluções afins.

A primeira turma do curso intensivo começou no dia 10 de outubro, sendo composta por 32 alunos: 29 policiais militares, dois servidores do Ipaam e uma perita da Polícia Civil. O curso tem a duração de dois meses, tendo encerramento no dia 16 de dezembro.

Prevenção a crimes ambientais – O objetivo do curso é qualificar os policiais e agentes públicos que atuam juntos contra os crimes ambientais, visa também agregar conhecimento sobre trabalhos com órgãos parceiros e criar monitores e instrutores que possam ministrar para próximos cursos.

O tenente Renan Libório, chefe da Seção de Capacitação e Operações do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, afirmou que a demanda do combate aos crimes ambientais vem crescendo consideravelmente e, por isso, é de extrema importância capacitar os profissionais que vão lidar com esses ilícitos.

Etapas – Dividido em duas fases (técnica e legislativa), o curso abrange diversos temas ambientais como abordagem fluvial, captura de animais silvestres, as principais leis que permeiam os crimes ambientais, educação ambiental, entre outros. Todos os temas envolvem a prática dos alunos. O coordenador do curso é o tenente coronel Roberto Araújo do comando de policiamento ambiental.

Roberto Brasil