Governador José Melo prestigia aniversário de 40 anos da Moto Honda

By -
"É uma empresa símbolo da Zona Franca de Manaus e sonhamos com mais 40 anos”, disse Melo

“É uma empresa símbolo da Zona Franca de Manaus e sonhamos com mais 40 anos”, disse Melo

O governador do Amazonas, José Melo, almoçou com a diretoria da Moto Honda da Amazônia nesta sexta-feira, 25 de novembro. Gigante do setor de duas rodas, a empresa está comemorando 40 anos de implantação no Polo Industrial de Manaus (PIM) e, mesmo com a crise da economia brasileira, tem novidades com a produção em Manaus do principal lançamento para 2017, o modelo de alta cilindrada África Twin.

O governador visitou a fábrica no Distrito Industrial, zona centro-sul de Manaus, almoçou e reuniu com a diretoria da empresa. Caminhando pela linha de produção, conheceu os modelos em produção e conversou com os trabalhadores. “A Moto Honda é o grande exemplo. Conseguiu construir um modelo e verticalização, adaptou as necessidades do estado e país, gera milhares de empregos e contribui de forma grande com a pauta de exportações. É uma empresa símbolo da Zona Franca de Manaus e sonhamos com mais 40 anos”, disse José Melo.

jose-melo-e-aniversario-moto-honda-am-2De janeiro até outubro deste ano, a Moto Honda vendeu cerca de 632 mil unidades, redução em torno de 20% na comparação com 2015. A multinacional não revela novos investimentos para 2017, mas acredita em equilíbrio gradual. “O setor de duas rodas tem muito a crescer. Não sabemos dizer quando. Porque acredito que mesmo a retomada dessa dificuldade atual será gradativa. Mas não tenho dúvidas do potencial”, disse o diretor executivo, Paulo Takeuchi.

Líder com 80% do mercado brasileiro, a Honda produz na unidade manauara 26 modelos de 110 a 1000 cilindradas, além de quadriciclos e motores estacionários. Para o ano que vem, o grande lançamento é a África Twin 1000 cilindradas. O modelo apropriado para viagens de longa distância será produzido pela primeira vez no Brasil. Antes, a primazia era da matriz japonesa, que decidiu liberar a produção em Manaus pelo amadurecimento fabril local.

jose-melo-e-aniversario-moto-honda-am-3Em Manaus, a fabricante ainda abriga um complexo sistema de produção que contempla o desenvolvimento de ferramentas e dispositivos necessários para a fabricação de veículos duas rodas. Em razão desta eficiência, a cada 15 segundos uma motocicleta deixa a linha de produção da marca japonesa.

“A Honda faz 45 anos no Brasil, e 40 da nossa fábrica de motocicletas aqui no Amazonas. Fomos muito bem acolhidos, com muito trabalho e apoio de todos e, por isso, chegamos onde estamos. É uma das maiores indústrias do grupo Honda. Obviamente passamos por momentos difíceis, mas também grandiosos”, ressalta Takeuchi.

jose-melo-e-aniversario-moto-honda-am-4A Superintendente da Zona Franca de Manaus, Rebecca Garcia, e o deputado estadual Serafim Correa, e o vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo estiveram presentes no evento.

Roberto Brasil