Empreendedorismo na zona Rural de Manaus

By -

empreendedorismoruralmanaus1Produtores e comerciantes que vivem no Km 23 da BR-174, na zona Rural da cidade, participaram neste mês do curso de Administração Rural com ênfase em Empreendedorismo oferecido pela prefeitura de Manaus. Realizada na Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, essa foi a quarta turma organizada, nos últimos dois meses, pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

O curso é uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e abrirá novas turmas na primeira semana de janeiro de 2017, com data e local a serem definidos. As turmas de Administração Rural são compostas por até 15 alunos.

A secretária da Semtrad, Ananda Carvalho, agradeceu a equipe do Senar pela parceria de levar conhecimento técnico às famílias agricultoras que vivem na Zona Rural do município.

“Estamos felizes por cumprir uma das missões da secretaria que é levar conhecimento aos microempreendedores ou àqueles que buscam ter essa qualificação para aprimorar seus negócios. A ideia é usar as técnicas do curso para gerar novas oportunidades dentro da nossa economia”, disse Ananda.

Representante do Senar, Dienes Alves, destacou o objetivo da instituição na parceria com a Semtrad. “Nosso intuito foi somar e ajudar a famílias a aumentarem sua produção e não temos a pretensão de ensinar aquilo que elas já sabem. A nossa meta é que as famílias possam adquirir conhecimento extra para compartilhar a informação com outros moradores”, pontuou.

Prefeitura leva curso de Empreendedorismo à Zona Rural.Fotos: Assessoria.Pesquisa

A Semtrad realizou uma pesquisa junto aos microempreendedores e constatou a necessidade de ministrar qualificação aos pequenos agricultores da zona Rural de Manaus. No estudo, observou-se a importância dos profissionais terem acesso a ferramentas de formação de preço, estocagem além da comercialização no varejo e no atacado.

“A minha expectativa com o curso é ter mais conhecimento na parte financeira para auxiliar o trabalho no campo. Como técnico isso vai ser muito importante para que eu possa auxiliar os produtores rurais”, comentou Joaquim Neto, 20, aluno do curso.

De acordo com o diretor do Departamento de Qualificação Profissional da Semtrad, Fábio Castro, o curso busca contribuir com a formação teórica dos trabalhadores que já realizam algum tipo de atividade no meio rural.  “Buscamos lapidar o conhecimento tradicional com técnicas de gestão para garantir que essas famílias saiam da produção de subsistência e possam competir no mercado”, concluiu Castro.

Roberto Brasil