Coari já conta com um Sistema Municipal de Cultura

By -

coari

O município de Coari já conta com um Sistema Municipal de Cultura, (Secretaria, Fundo, Plano, Conselho e realizou a Conferencia Bienal) ligado ao Sistema Nacional de Cultura. “O que esta faltando, é vontade politica, para que as coisas aconteçam no município e que os artistas locais possam disfrutar dos direitos conquistados”, salientou o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Jose Adalberto da Silva, mais conhecido como ‘Adal’

 

“Agora os artistas podem apresentar seus projetos a traves de editais, o Conselho de Cultura aprovando, o Prefeito tomará ciência, e o Secretario de Cultura executa”, informou Adal.

 

Segundo explicou Adal, “O movimento de cultura de Coari nos últimos seis anos vem lutando para conseguir implantar o Sistema de cultura; primeiro foi aprovada uma Lei Municipal criando o Conselho e o Fundo em 2012, depois chegou a Lei Nacional complementando o sistema”.

Adal Silva

Adal Silva

 

Hoje o Sistema municipal de cultura de Coari, não esta funcionando como deveria, mais uma vez, trata se de falta de vontade politica. O Fundo se encontra sem o CNPJ, assim não pudendo abrir a conta bancaria que possibilitará a entrada de recursos para o desenvolvimento cultural do município.

 

Complexo Cultural é o grande sonho

 

O maior sonho do Movimento cultural de Coari é o complexo cultural (Teatro, Biblioteca, galeria de artes, Instituto Geográfico, Museu e outros), que por sinal já tem um terreno escolhido no centro da cidade com as plantas arquitetônicas.

 

Depois de muito esforço a ultima gestão (2016) conseguiu um grande avanço com a realização de cursos de música, oficinas de teatro, oficinas de literatura de cordel, edições literárias, curso de desenho e pinturas. (Mercedes Guzmán)

Mario Dantas