Aprovada pelos moradores, ligação viária Presidente Dutra será entregue nesta quinta-feira, 1º de dezembro

By -

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2545

Pronta para ser inaugurada pelo governador José Melo nesta quinta-feira, 1º de dezembro, a segunda etapa da ligação viária Presidente Dutra e sua orla fluvial, no bairro da Glória, na zona oeste, já recebe elogios por parte de seus moradores, que antes sofriam com a falta de infraestrutura. 

Localizada na margem direita do Igarapé do São Raimundo, entre a rua Oswaldo Cruz até a avenida Presidente Dutra, a segunda etapa possui sistema viário, com calçadão, microdrenagem (meio-fio e sarjeta), iluminação pública, pintura de sinalização horizontal e vertical, ciclovia e urbanização da orla.

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2294

De acordo com Lucimar dos Santos Marques, que vive no local há mais de 37 anos, o cenário é completamente diferente de três anos atrás. “Não há como não lembrar a barbaridade que era viver aqui. Quando o rio enchia, muitas casas ficavam debaixo d’água. Além disso, o lixo e animais peçonhentos ofereciam perigo para todos, principalmente para as crianças”, lembra a comerciante de 65 anos. 

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2627

Lucimar conta que quase se mudou do local junto com o marido, uma vez que não tinha esperança de melhora. O que mudou com a chegada das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim III) que vem promovendo intervenções na Bacia do São Raimundo. “A mudança foi de 100%. É impossível comparar a beleza que é hoje com a situação que enfrentamos aqui no passado. Ainda bem que nós não saímos daqui”, completou. 

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2514

Lazer – Ainda antes da inauguração, alguns moradores já aproveitavam os espaços de lazer oferecidos pela orla revitalizada. A família da dona de casa Príscilla Socorro, de 48 anos, resolveu fazer um piquenique em frente a sua casa. “Até meus sogros que moram longe vieram conhecer nossa nova praça. Está tão bonita que nós resolvemos nos reunir aqui e fazer um lanche com todos”. 

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2515

Para ela, que mora com outras quatro pessoas na orla, as áreas de lazer foram os principais benefícios para a comunidade. “Agora as crianças têm um bom lugar para se divertir, coisa que nem dava pra imaginar certo tempo atrás. O melhor de tudo é que tudo está bem iluminado e seguro. Dá pra passear tranquilamente durante a noite”, completou. 

20161128_bzanardo_producao_inaugurcao_gloria_2494

Um via de mão dupla – Com investimentos de R$ 25,59 milhões e construída numa extensão de 825m, esta obra interligará a nova via ao bairro da Glória, melhorando o fluxo de trânsito do local. Em visita as obras, o governador José Melo falou da importância da participação da população na concepção e realização do projeto. 

“Esta é uma obra diferente, não é só concreto ou asfalto. Tudo aqui mexe com a vida das pessoas e cada pedaço desse projeto, agora pronto, foi pensado e discutido com cada um. É muito importante para o nosso governo esse contato direto com o morador, com a dona de casa, com o pequeno comerciante. É assim que as obras melhoram de fato a vida desses amazonenses. Isso aqui é uma transformação que traz dignidade para quem já é idoso e a certeza de um crescimento promissor para a criançada que agora tem onde brincar com segurança”, explicou o governador.

 

Mario Dantas