Amazonas inicia Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) no pódio

By -

jubs-rafaela-barbosa-1Reunindo 4.500 participantes dos 26 Estados e do Distrito Federal, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) iniciaram na última semana em Cuiabá (MT) e logo de cara o Amazonas se destacou e conquistou quatro medalhas, sendo três no judô e uma no tênis de mesa. Na madrugada desta segunda-feira, dia 07, o time da terrinha baré ainda ficou mais forte com a chegada dos atletas do vôlei e do futsal, que recebem apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Ao todo, a delegação amazonense é formada por 101 pessoas, sendo duas equipes do basquete, duas de futsal, duas de vôlei, duas de handebol, sete atletas do judô, três da natação, além de um chefe de delegação, quatro oficiais e nove técnicos. Do Amazonas, participam atletas da Ufam, Nilton Lins, Unip, Maurício de Nassau, Ciesa e Estácio de Sá.

Uma das grandes promessas da terra no Jubs 2016 é o vôlei masculino, representado pela Nilton Lins. Isso porque, é a única equipe do Amazonas que faz parte da primeira divisão da competição, considerada a elite dos Jogos.

“A gente está com uma equipe muito forte e que não quer sair da primeira divisão, Amanhã (08) vamos estrear às dez horas da manhã contra a Unoesc de Santa Catarina e o jogo promete. Ano passado enfrentamos essa mesma equipe, ganhamos de três a zero, mas a respeitamos muito, pois é uma equipe boa e é a base da seleção brasileira”, disse Lilian, ao informar que a equipe é mesclada e conta tanto com veteranos e novatos.

jubs-rafael-barbosa-1“A viagem foi cansativa, mas já estamos no ritmo. O clima, por ser bem parecido com Manaus, nos ajuda e estimula. Nossa equipe tem a característica de ter seis garotos que já passaram pelos dois últimos JUBs e o restante é novo, mas não quer dizer aprendiz. Pelo contrário, é a renovação mesclada com a experiência, o que nos possibilita um gás maior em quadra”, comentou a treinadora.

Trio amazonense é prata e bronze

Os atletas do Amazonas já começaram a brilhar na disputa dos JUBs 2016. E as primeiras medalhas na principal competição acadêmica do país vieram com o Judô. Rafaela Barbosa ganhou prata e Mayara Gonçalves, bem como Rafael Barbosa, foram bronze.

FOTOS MAURO NETO/SEJEL

FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

É ouro!

Estreando nos Jogos Universitários, a mesatenista Amanda Marques, famosa Raquetinha, foi campeã após vencer os cinco jogos que competiu pela categoria Absoluto A. Na final, a amazonense atropelou a atleta de Macapá (AP) por 3 sets a 0.

Roberto Brasil