Adolpho Ducke será a sexta Área de Proteção Ambiental a ter conselho consultivo

By -

 18-11-16-processo-de-criacao-do-conselho-consultivo-da-apa-adolpho-ducke-fotos-arlesson-sicsu-semmas-2

A Área de Proteção Ambiental (APA) Adolpho Ducke será a sexta unidade de conservação do município a contar com um conselho consultivo para auxiliará na sua gestão ambiental. Os primeiros passos já foram dados, com a realização de reunião convocatória, na quinta-feira, 17, que contou com participação de órgãos públicos municipais, estaduais, federais e representantes das comunidades. A próxima etapa é a indicação dos representantes no colegiado e a publicação de portaria municipal no Diário Oficial do Município.

 

Atualmente, das dez unidades de conservação municipais cinco já possuem conselhos formados e em atuação (APA UFAM-Acariquara, APA Tarumã-Ponta Negra, Parques Municipais do Mindu e Nascentes do Mindu e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé). “Hoje, nos orgulhamos de possuir as unidades de conservação geridas de modo participativo por meio dos conselhos. Com o da APA Adolpho Ducke, serão seis em atuação exercendo um papel fundamental na tomada de decisões relativas à gestão dessas áreas protegidas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar.

apa-adolpho-ducke

A criação do conselho ocorre no processo de consolidação das Unidades de Conservação Municipais, geridas pela Prefeitura de Manaus e atende ao que prevê a Lei 9.985/2000, do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). O Conselho da APA Adolpho Ducke terá 19 representações, entre órgãos públicos e sociedade civil. “O Conselho Consultivo é um instrumento de gestão que apoia a Semmas na tomada de decisões mais próximas à realidade das comunidades ali existentes”, afirma o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes.

 

Criada em 2012, a APA Adolpho Duque tem aproximadamente 18 mil hectares e é integrada pela Reserva Adolpho Ducke, pertencente ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Museu da Amazônia; Projeto de Assentamento Água Branca, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Parque Municipal Nascentes do Mindu; estando também conectada ao Corredor Ecológico Urbano Adolpho Ducke/Puraquequara e à floresta do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Igarapé do Puraquequara.

 

Mario Dantas