Zona norte receberá mais investimentos em segurança e mobilidade, afirma José Melo

By -

jose-melo-zona-norteAs ações de segurança e mobilidade urbana serão intensificadas nos bairros da zona norte de Manaus. Incorporada nas propostas de governo do governador José Melo (Pros) para os próximos quatro anos, as medidas foram anunciadas pelo candidato à reeleição durante comício no bairro União da Vitória. Desde sexta-feira, Melo retomou a agenda pública de campanha e intensificou a mobilização em Manaus. 

O governador promoveu caminhadas nos bairros São Lázaro, na zona sul, e Compensa III, na zona oeste, e fez comícios no João Paulo, zona leste, e União da Vitória, zona norte. No sábado, o governador fez ainda caminhada em comunidades rurais de Manaus. Visitou as comunidades de Nossa Senhora do Livramento e do Julião, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé, para agradecer a votação e anunciar suas propostas de melhorias.

Na zona Norte, Melo afirmou que o programa Ronda no bairro será reforçado para aumentar a cobertura na região, que é uma das mais populosas da capital. Esse mesmo setor será beneficiado pelo projeto de mobilidade urbana que será executado em parceria com a prefeitura de Manaus, do prefeito Artur Neto (PSDB).

“Vamos incorporar ao Ronda no Bairro, o projeto Todos pela Vida, com a instalação de mecanismos sociais como centros de convivência, ampliação do Jovem Cidadão e a implantação do programa Escola Solidária. Todas essas ações reúnem as esferas da saúde, assistência social e outros órgãos do Estado que irão juntos trabalhar a violência preventivamente para reduzir a criminalidade na capital”, explicou Melo.

Para evitar os transtornos no acesso a zona norte, José Melo disse que vai dar atenção especial ao local no projeto de recuperação, abertura e alargamento de ruas previsto em seu plano de governo em parceria. As intervenções na mobilidade ocorrerão em toda a cidade, em áreas consideradas gargalo e em pontos estratégicos para facilitar a locomoção.

Em seu plano de governo, Melo destaca a construção dos corredores viários Leste-Oeste, Colônia Antônio Aleixo-Bola do São José, a conclusão dos anéis Sul e Leste e a duplicação da Avenida das Flores. Este ano, o governo Melo fez repasse de R$ 100 milhões a Prefeitura de Manaus para a recuperação de 4 mil ruas nas zonas norte e leste. No interior, os investimentos também estão ocorrendo.

“Nós já temos um ótimo trabalho em andamento para recuperar quatro mil ruas das zonas norte e leste. Vamos ampliar essa parceria no sentido de melhorar o tráfego para que as pessoas possam ir e vir de forma digna sem pisar na lama ou desviar de buracos”, ressaltou Melo, durante comício na União da Vitória, acompanhado por uma multidão.

Melo também inaugurou o Pronto Socorro da Zona Norte e está construindo o Hospital de 300 leitos, que vai ampliar a capacidade de atendimento da capital e reduzir a demanda de atendimento. Com o Operação Saúde, Melo planeja ampliar cinco hospitais em Manaus, entre eles a Fundação Cecon. Na Santa Casa de Misericórdia, que está em processo de desapropriação, José Melo planeja a instalação de um novo hospital de referência para o tratamento do câncer em crianças e adolescentes.

Os comícios ganharam força durante a reta final do primeiro turno e devem ser empregados nessa segunda etapa da campanha ao governo do Estado. De acordo com José Melo, esta é uma forma eficiente de levantar as necessidades da população e uma oportunidade de reafirmar seus compromissos de governo para os próximos quatro anos.

A coligação de José Melo, que tem o deputado federal Henrique Oliveira (SD) como vice-governador, visitou todos os municípios no primeiro turno. Melo, o senador eleito Omar Aziz (PSD) e uma comitiva de deputados federais e estaduais marcaram presença nos 61 municípios, levando as propostas de Melo para o futuro governo. Nesse segundo turno, a expectativa é que Melo promova mobilizações populares em 20 cidades.

Roberto Brasil