Wilker Barreto vai representar Manaus na 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios em Brasília

By -
Wilker Barreto

Ver. Wilker Barreto

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Wilker Barreto (PHS) — por indicação do prefeito Arthur Neto (PSDB) — será o representante de Manaus na 18ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, a ser realizada  na próxima semana, entre os dias 25 e 28, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

“A Marcha representa a grande mobilização de gestores municipais em Brasília. Teremos a oportunidade de debater a questão da Reforma Política que na minha opinião será um dos temas mais polêmicos, pois caso seja aprovada poderá começar a valer já nas eleições municipais de 2016”, destacou o presidente da Casa Legislativa e prefeito em exercício.

O evento contará, em sua abertura, com a 8ª Exposição de Produtos, Serviços e Tecno e Tecnologias, a partir das 13h30 de segunda-feira (25), e arenas temáticas ao longo da tarde.

A sessão solene de abertura acontecerá na terça-feira (26), a partir das 9h.  Estão previstas as presenças da presidente da República, Dilma Rousseff, presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ministros de Estado, presidentes das entidades estaduais de municípios, assim como diretoria da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, ao dar boas-vindas aos presentes, fará palestra sobre ‘A conjuntura municipalista’, a partir das 11h. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política, como presença do presidente e relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputados Rodrigo Maia e Marcelo Costa e Castro, respectivamente, além de representantes dos partidos.

Na quarta-feira (27), o debate será em torno do ‘Pacto Federativo e o Congresso Nacional’. Presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), junto a líderes de partidos políticos e parlamentares federais se debruçarão sobre o tema.

Para encerrar a Marcha, na quinta-feira (28), terá a palestra ‘A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista’, seguida – às 10h30 — pela divulgação de informes do Governo Federal e encerramento, previsto para às 12h, com a Leitura da Castra da 18ª Marcha feita pelo presidente Paulo Ziulkoski.

Com a ausência do vereador Wilker Barreto, a presidência do legislativo municipal será exercida pelo vice-presidente Hiram Nicolau (PSD).

Mario Dantas