Wilker Barreto promove primeira reunião de líderes e afirma que abril será o mês da Mobilidade Urbana na CMM

By -

CMM

Abril será o mês da Mobilidade Urbana na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O anúncio foi feito pelo presidente da CMM, vereador Wilker Barreto (PHS), na manhã de ontem (24), durante a primeira reunião do colegiado de líderes do ano que teve a participação dos vereadores Hiram Nicolau (PSD), Roberto Sabino (PROS), Luis Neto (PSDC), Mitoso (PSD), Joãozinho Miranda (PTN), Vilma Queiroz (PROS), Dr. Gomes (PSD), Elias Emanuel (PSB), Samuel e Jacqueline, ambos do PPS, Mário Frota e Dr. Ewerton, ambos do PSDB, Arlindo Júnior (Pros), Rosi Mattos (PT), Amauri Colares (Pros), Jairo da Vical (PROS), Therezinha Ruiz (DEM), Marcel Alexandre (PMDB) e Waldemir José (PT).

No encontro realizado logo após a sessão plenária, Wilker anunciou que a Câmara vai mergulhar no assunto mobilidade urbana logo após as conclusões das votações do novo Regimento Interno e da revisão da Lei Orgânica do Município (Loman). As discussões deverão ocorrer já no mês de março. “Vamos deliberar esses dois assuntos e esgotá-los em março e logo em seguida vamos nos debruçar 100%, em abril, sob a questão da mobilidade urbana. Divergências acontecem e elas são extremamente necessárias, por isso precisamos discutir a exaustão, pois estamos tratando dos problemas da cidade, questões que vão perdurar por muitos anos e muitas outras legislaturas”, destacou Wilker.

Sobre a estratégia de trabalho a ser adotada em torno do tema, o líder do Prefeito, vereador Elias Emanuel (PSB), sugeriu que a Câmara seguisse o mesmo modelo de trabalho que foi realizado com o novo Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus, aprovado em 2013 pela Câmara, quando os vereadores panfletaram nas ruas e várias audiências públicas setoriais foram promovidas na CMM.

Ainda durante a reunião, Wilker fez um balanço das medidas administrativas que encaminhou na CMM nos dois primeiros meses de sua gestão à frente da presidência do Legislativo Municipal como a redução de 10% nos valores dos contratos dos fornecedores, suspensão de pagamento de horas extras aos servidores, medidas para conter o consumo de energia elétrica, entre outras providências.

Ao final, os vereadores elogiaram a iniciativa do presidente de compartilhar as ações que está tomando na gestão da Câmara e sugeriram que outros encontros como o desta terça-feira (24) sejam mais frequentes para que projetos como as propostas encaminhadas pelo Poder Executivo sejam discutidas e analisadas antes de irem à discussão geral no Plenário.

“Eu penso que a administração moderna inclui esse tipo de iniciativa em que o gestor não tem medo de compartilhar as dificuldades e daí, tirar soluções conjuntas. Quem ganha com isso somos todos nós, a Câmara, a cidade e os vereadores”, declarou o vereador da oposição, Waldemir José.

Joãozinho Miranda, Dr. Gomes, Mário Frota e Arlindo Júnior também fizeram questão de destacar a atitude respeitosa com que o presidente Wilker tem mantido ao dividir os avanços e as dificuldades enfrentadas pela administração da Casa Legislativa com os demais parlamentares.

Mario Dantas