Wilker Barreto destaca que a transmissão das sessões plenárias em canal aberto é mais um instrumento para aproximar Legislativo da sociedade

By -

MANAUS 14.09.15 - VEREADOR WILKER BARRETO (PHS) DISCURSA NA SESSAO PLENARIA DA CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS (CMM). FOTO:TIAGO CORREA/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) estreou, na manhã desta segunda-feira (14), a primeira sessão plenária ao vivo pelo canal aberto 49 da Local TV. Durante entrevista de abertura, o presidente da Casa, vereador Wilker Barreto (PHS) ressaltou o marco histórico. “Um canal aberto é essencial porque permite que o vereador fale com a cidade de Manaus diretamente. É a forma mais clara de se prestar contas diariamente dos nossos mandatos, além de mostrar a transparência deste Poder”, disse Barreto.

O presidente ressaltou, ainda, que todo o recurso gasto no sentido de aumentar a transparência é investimento e não custo. “A partir de agora a população terá mais uma ferramenta de avaliação diária de seu parlamentar, para que, daqui a um ano e seis meses, quando chegar às eleições, o cidadão terá o seu juízo de valor sobre o desempenho do vereador no dia a dia”, frisou Wilker.

De acordo com o chefe do Legislativo Municipal, a Câmara tem buscado várias alternativas a fim de ampliar a divulgação da atividade parlamentar e do dia a dia da Câmara Municipal de Manaus. “Nos próximos meses, chega também a Rádio Câmara. Será mais um instrumento de aproximação da sociedade com a Casa Legislativa”, destacou o presidente.

As sessões plenárias da Câmara estão sendo transmitidas ao vivo, de 9h às 12h, nas segundas, terças e quartas-feiras, dentro da grade de programação da Local TV, emissora afiliada à Fundação Padre Anchieta. A estrutura reúne quatro câmeras robóticas que foram instaladas no plenário Adriano Jorge da CMM para possibilitar ângulos diferentes, além de uma câmera móvel para obter maiores detalhes de imagens dos parlamentares e de tudo o que acontece no plenário da Casa Legislativa.

De acordo com o supervisor técnico da TV Local, André Proença, a transmissão conta com um transmissor de 15 Kilowatts (KW), que propaga as imagens para a toda a cidade de Manaus e cidades adjacentes como Iranduba (a 1.721 quilômetros de Manaus), Manacapuru (a 1.793 quilômetros da capital manauara) e uma parte do município de Careiro da Várzea. “São transmissores analógicos de última geração que dispõem de potência superior aos demais transmissores usados por outras TVs em Manaus”, completou o supervisor.

A transmissão das sessões em TV aberta conta com uma equipe de profissionais que operam integralmente na transmissão. Até a semana passada, as sessões plenárias eram transmitidas ao vivo somente na segunda e quarta-feira, pelo canal 99 da Net em programação compartilhada com a TV Assembleia. A sessão de terça-feira era gravada e transmitida somente à tarde.

 

Mario Dantas