Wilker Barreto acerta convênio com Fundação Padre Anchieta para implantação e operação da TV Câmara Aberta

By -
Wilker

Fábio Borba / Wilker Barreto

A Fundação Padre Anchieta será a entidade responsável pelo processo de implantação da TV Câmara Aberta. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), após reunião com o diretor de expansão de rede da TV Cultura, Fábio Borba. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), em São Paulo, durante os ajustes finais da minuta do convênio de cooperação técnica que a Câmara de Manaus firmará com a Fundação nos próximos dias.

“A Fundação Padre Anchieta e a TV Cultura têm pleno interesse nesta parceria. Temos interesse na Política do Estado do Amazonas, nas discussões nacionais que contemplam a cidade de Manaus. Fomos responsáveis pela implementação da TV Assembleia de São Paulo e da TV Câmara de São Paulo, além da TV Justiça e levar esse conhecimento para Manaus e somar com a sociedade para que por meio da TV Câmara de Manaus em sinal aberto, possa conhecer mais o trabalho do legislativo da principal capital do Norte do País é um avanço em todos os sentidos, ao mesmo tempo em que iremos ofertar conteúdo educativo essencial à formação da cidadania”, destacou Fábio Borba.

Nos próximos dias, técnicos da Fundação Padre Anchieta e da TV Cultura estarão em Manaus para fazer o levantamento das necessidades da TV Câmara Manaus, bem como a definição da programação que será transmitida   em sinal aberto, com previsão para estrear ainda no primeiro semestre deste ano. O conteúdo também será transmitido pelo site da Câmara de Manaus.

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto, explicou que a Casa Legislativa está com duas frentes de trabalho para colocar a TV Câmara em sinal aberto, visto que o processo de inclusão da programação da emissora legislativa na multiprogramação da TV Senado também está em andamento em Brasília. “Uma coisa não inviabiliza a outra, elas na verdade se completam, pois com a Fundação Padre Anchieta irei estruturar a TV Câmara que hoje opera de forma precária com equipamentos ultrapassados, obsoletos. Trabalharemos uma programação dentro da grade da TV Cultura e esse conteúdo também poderá ser transmitido no subcanal aberto da TV Senado como hoje opera a TV Assembleia. Trata-se de uma espera de mais de 12 anos de um projeto que agora está sendo consolidado. Falta muito pouco agora para levarmos o parlamento municipal para dentro dos lares dos manauaras que poderão contar também com uma programação de alto nível que é transmitida pela TV Cultura”, disse Wilker Barreto.

Com uma grade que inclui programas infantis, jornalismo de qualidade e atrações de arte e cultura, a TV Cultura foi recentemente apontada por pesquisa da BBC, que envolveu mais de 50 emissoras em 14 países, como a segunda emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One. 

“Estou muito satisfeito com o saldo positivo que obtivemos aqui em São Paulo. Conhecemos o modelo de operação da TV Câmara de São Paulo e hoje conseguimos fechar de forma definitiva essa parceria com a Fundação Padre Anchieta e a TV Cultura que detêm ‘know how’ na implantação de tv legislativa. Eles inclusive foram os precursores da TV digital no Brasil, os primeiros testes com o Ministério das Comunicações foram encaminhados por eles, então não tenho a menor dúvida de que esse investimento será grandioso para a cidade de Manaus e para o parlamento municipal”, justificou Wilker Barreto.

 

Termos do convênio de cooperação, como os valores a serem destinados pela Câmara Municipal de Manaus à Fundação Padre Anchieta, serão definidos com a realização do projeto básico que será feito com base das necessidades estruturais e técnicas apontadas pelo corpo técnico da TV Cultura e da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus. A Procuradoria da CMM dará todo o suporte jurídico para a realização do convênio.

Mario Dantas