Wanderley Andrade é atração da Festa dos Barqueiros, em Presidente Figueiredo

By -
A nona edição da Festa dos Barqueiros, realizada tradicionalmente na Comunidade Rumo Certo, em Presidente Figueiredo, está marcada para o próximo dia 29 e terá como atração principal o cantor paraense Wanderley Andrade. Também estão previstas apresentações de bandas locais, além de campeonatos esportivos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura e Eventos (Semculte), neste ano a festa deverá atrair um público maior do que nas edições anteriores. “A expectativa é receber dez mil pessoas. Estamos trabalhando para realizar uma grande festa e fomentar mais uma vez a economia no município. A estrutura do evento foi ampliada, com o objetivo de oferecer organização e segurança”, informou o secretário de Cultura, Walter Yallas.
Bastante conhecida na região, a Festa dos Barqueiros atrai a atenção de turistas e moradores pelas competições esportivas realizadas ao longo do evento. Canoagem cabocla e disputa de rabeta são as modalidades mais apreciadas, promovendo momentos de descontração aos que prestigiam. “É muito divertido acompanhar as disputas”, diz a universitária Carlyma Castro.
 
Programação 
O evento irá iniciar às 8h da manhã, com atividades esportivas organizadas pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel). Corrida pedestre, futebol de campo, canoagem cabocla e disputa de rabeta serão competidas entre barqueiros e moradores da comunidade.
“As inscrições estão abertas para o público masculino e feminino. Iremos premiar os primeiros colocados em cada modalidade. A intenção é continuar incentivando o esporte local, valorizando os nossos barqueiros”, afirmou Silva Pacheco, secretária de Esporte.
A partir das 20h, o público irá contar com shows musicais. Irão se apresentar no evento o cantor Wanderley Andrade, Rodrigo Raniely e a banda Forró na Moral.  Durante a noite, também será realizado o Concurso Rainha dos Barqueiros 2017.  Sete candidatas da comunidade disputam o título neste ano.
Ação integrada 
Para garantir plena segurança e satisfação ao público, todo o secretariado do Executivo Municipal foi mobilizado para a realização do evento, juntamente com o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC- PF).
“No dia do evento será montada uma base do CICC na Comunidade Rumo Certo, com o intuito de garantir a total segurança das pessoas. No início do mês, foi feita uma reunião com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública (SSP), e representantes da Guarda Municipal e do CICC, para traçar as medidas preventivas de segurança. Mesmo em se tratando de um evento menor, será oferecida a mesma estrutura dada à Festa do Cupuaçu”, disse Walter Yallas.
Roberto Brasil