Wallace Oliveira destaca a importância do Novembro Azul

By -

Ver. Wallace Oliveira

O vereador Wallace Oliveira (PODE) destacou a importância da campanha do Novembro Azul para a a saúde do homem. “O homem necessita, igualmente como a mulher, ter a saúde preservada e mantida em plenitude, pois ele também possui muitas atividades de grande relevância na família, no trabalho e na sociedade”, disse o parlamentar. 

Segundo estatísticas extraídas de site especializado, no Brasil, conjuntamente com o câncer de pele, o câncer de próstata é a neoplasia (tumor maligno) mais comum em homens. Ainda segundo site, o câncer de próstata aparece principalmente em homens mais velhos, tendo uma média de idade de 66 anos. “Infelizmente, é muito comum que os homens deixem sua saúde de lado, principalmente quando está relacionada ao exame de toque, visto que ainda existe um enorme preconceito em relação a essa ação”, disse Wallace Oliveira. 

Em Manaus e no Amazonas, não é diferente do restante do País, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), contabilizou 520 casos de câncer de próstata no Amazonas em 2016. Destes 520 casos catalogados em 2016, 330 foram identificados na capital amazonense, segundo o Inca. 

“O homem acredita que por não estar sentindo nenhuma dor ou incômodo, não precisa ir ao médico e passar pelo exame de toque, e isso é um grande equívoco. O exame é preventivo, por isso deve ser feito para evitar a doença ou identificá-la em sua fase inicial. Hoje em dia, também se pode identificar este câncer mediante exame de sangue”, enfatizou o vereador. 

O parlamentar terminou sua reflexão falando sobre a campanha Novembro Azul. “A campanha Novembro Azul é um relevante movimento para mostrar e sensibilizar todos os homens sobre essa doença; na nossa querida Manaus não deve ser diferente. Quero com esses dados e reflexão, trazer uma luz a mais para aqueles que ainda possuem preconceito e resistência quanto ir ao médico especialista e, sobretudo, em passar pelos exames necessários”, completou.

Roberto Brasil