Vítimas de trânsito são lembradas em homenagem no Parque Ponte dos Bilhares

By -

homenagem-vitimas-transito-manaus-1Familiares e amigos de vítimas de acidentes de trânsito participaram na tarde deste domingo, 15, do evento organizado pela Prefeitura de Manaus pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, no Parque dos Bilhares, zona Centro-Sul. A homenagem incluiu músicas e filmes sobre o tema e distribuição de mudas de plantas.

homenagem-vitimas-transito-manaus-2A programação, coordenada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), contou com a presença da banda da Polícia Militar que executou repertório especial para a data, com músicas religiosas. O cantor, compositor e instrutor de autoescola César Mota, apresentou composições inspiradas no dia a dia do trânsito.

O diretor-presidente do Manaustrans, Eudes Albuquerque, falou sobre a importância das ações realizadas pelos setores de educação, engenharia e fiscalização de trânsito do instituto. “Estamos envolvidos na redução de acidentes porque buscamos incansavelmente, todos os dias, desenvolver ações para salvar vidas no trânsito. Esse é o nosso ofício”, destacou.

homenagem-vitimas-transito-manaus-4Dentro da programação foram exibidos vídeos sobre o tema trânsito produzidos por estudantes da rede pública de ensino, premiados em concurso promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

O evento dedicou um momento de reflexão com depoimentos de parentes de vítimas de acidentes de trânsito. “Queremos leis mais severas para punir quem comete crimes de trânsito. Não podemos continuar com a sensação de injustiça e impunidade”, disse emocionada Olívia Libório, filha de Francisca Santos, morta há cinco dias em um atropelamento.

homenagem-vitimas-transito-manaus-3O final do evento foi marcado pela distribuição de 300 mudas de plantas doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). As plantas ornamentais e frutíferas foram entregues para simbolizar que a vida precisa de cuidado permanente.

Roberto Brasil