Visa Manaus visita estabelecimentos visando adequação para os Jogos Olímpicos

By -

jogos-olimpicos-visa-manaus 01Fiscais do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), visitaram, nesta quarta-feira (20), motéis nas imediações da Arena da Amazônia, com vistas à certificação de “Atesto para as Olimpíadas”. A abordagem, que neste primeiro momento tem um caráter educativo, contou com a boa receptividade dos responsáveis para a vistoria.

O gerente de engenharia do Visa Manaus, Jorge Henrique, esclarece que a inspeção em motéis é similar a dos hotéis, com algumas particularidades previstas no Código Sanitário do Município (CSM). “É importante que o cliente observe situações que podem ocasionar riscos para a saúde como presença de fungos e mofo nos apartamentos. Isto pode ocasionar doenças bacterianas”, exemplificou. Ele lembra, ainda, que irregularidades podem ser denunciadas pelos telefones 0800 092 0123 e 3216-7758.

jogos-olimpicos-visa-manaus 03O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, alertou que, de acordo com o Código Sanitário, as instalações desses estabelecimentos devem ser individuais, limpas, desinfetadas e em perfeitas condições de uso. As banheiras precisam ser lavadas e desinfetadas após cada uso. Os sabonetes, fornecidos a cada cliente, devem ter as sobras inutilizadas. As roupas de cama e banho também devem ser entregues limpas e desinfetadas. “É obrigatória, ainda, a oferta de preservativo masculino e a divulgação, no interior dos apartamentos, de informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e, em especial, sobre HIV/Aids”, ressaltou. 

Certificação 

A “Certificação de Atesto para as Olimpíadas” está sendo emitida pela Prefeitura de Manaus, por meio do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), com o objetivo de garantir aos turistas uma estada segura, durante os Jogos Olímpicos. Receberão a certificação os estabelecimentos próximos à Arena da Amazônia que apresentarem instalações e serviços em conformidade com o Código Sanitário Municipal.  O cronograma de visitas de inspeção dos pontos comerciais começou no último dia 15, na rede hoteleira.

jogos-olimpicos-visa-manaus 04O documento será emitido para 80 estabelecimentos que já possuem a licença sanitária, divididos em 50 restaurantes, 20 hotéis/motéis e dez bares. Nesses locais, escolhidos pela proximidade com a Arena e outros pontos turísticos, será feito o monitoramento mais intensivo para que os turistas possam ser recebidos com condições sanitárias excelentes.

Roberto Brasil