Visa Manaus orienta estabelecimentos comerciais para funcionamento nas Olimpíadas

By -

visa-manaus-comercio-funcionamento 01Fiscais do Departamento Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) visitaram na manhã desta quinta-feira, 9, dez estabelecimentos comerciais da capital para verificação do cumprimento das normas de vigilância relativas a serviços e produtos oferecidos ao consumidor. As visitas fazem parte da atividade de Avaliação e Monitoramento para o Atesto Sanitário de estabelecimentos do setor hoteleiro e alimentício e integram as ações da Prefeitura de Manaus para a preparação da cidade para os jogos olímpicos.

De acordo com o titular da Semsa, Homero de Miranda Leão Neto, as visitas de inspeção têm o objetivo de avaliar as condições de funcionamento e a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelos estabelecimentos que farão o atendimento de moradores e turistas no período de realização dos jogos em Manaus. “Estamos priorizando os pontos comerciais mais próximos da Arena da Amazônia e os que se encontram em áreas de maior movimento turístico, mas todas as regiões da cidade continuam com as inspeções de rotina”.

Segundo o secretário, as vistoriais servem inicialmente para identificar possíveis desacordos com o código sanitário, orientar para a solução dos problemas e, diante do não cumprimento de prazos e normas, aplicar medidas como multas e interdição.

Em um dos estabelecimentos visitados, localizado na avenida Tancredo Neves, Parque Dez de Novembro, a fiscalização constatou a existência de paredes com infiltração no depósito de alimentos e bebidas, falta de limpeza dos exaustores e a necessidade de melhoria na estrutura em algumas áreas internas do estabelecimento. Em outro, localizado na rotatória do Eldorado, zona Centro-Sul, foram encontrados utensílios em mau estado de conservação, prateleiras enferrujadas e paredes com infiltração.

“Nossa inspeção a esses estabelecimentos têm o caráter de orientação e função educativa. Eles não foram multados ou notificados. Vamos voltar a inspecioná-los na próxima semana para verificar se as medidas de solução aos problemas identificados foram adotadas pelos proprietários”, explicou Luciana Fares, fiscal nutricionista da Visa Manaus.

A fiscal destaca que as inspeções têm como finalidade melhorar a prestação dos serviços e o controle de produtos de hotéis, motéis, restaurantes, bares, pontos de venda de açaí e cafés da manhã.

A ação dessa quinta-feira contou também com a participação dos técnicos e especialistas da Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Vigilância Sanitária, para avaliação da qualidade da água utilizada pelos estabelecimentos. Outra equipe de técnicos, do Laboratório da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esteve responsável pela inspeção e controle de produtos.

Inspeções chegam ao Rio Negro

Nesta sexta-feira (10), às 15h, a inspeção sanitária está prevista para ser realizada nos bares e restaurantes de flutuantes, localizados às margens do rio Negro. Duas embarcações serão deslocadas ao Porto da Marina do David, após a área do Tropical Hotel Manaus, para o transporte dos técnicos e profissionais da imprensa.

Roberto Brasil