Vinte e quatro novos projetos de autoria dos deputados começam a tramitar na Assembleia Legislativa

By -
Dep. Cabo Maciel

Dep. Cabo Maciel

Vinte e quatro projetos de lei começaram a tramitar esta semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Três deles propõem que postos de combustível, pontos de lava-rápido, concessionárias de automóveis e condomínios horizontais ou verticais adotem alternativas para reduzir impactos ambientais no Estado.

O projeto nº 28/2016, do deputado Cabo Maciel (PR), por exemplo, obriga os “pontos de serviços e abastecimento de veículos e Lava Rápido, no Estado do Amazonas, a utilizarem água de reuso na lavagem de veículos, após passar pelo tratamento adequado, e também deverão captar e armazenar água da chuva”. A proposta também define que esses estabelecimentos devem ter sistemas exclusivos de captação de água, de acordo com as regras impostas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Também do deputado Cabo Maciel, o projeto nº 23/2016 obriga “as concessionárias de automóveis do Estado do Amazonas a plantar uma árvore para cada veículo novo e seminovo vendido”. O objetivo, segundo o projeto, é compensar a emissão de gás carbônico lançado na atmosfera.

Mario Dantas