Vila Olímpica oferece aulas de Capoeira gratuitamente para todas as idades

By -

escola-matumbe-capoeira 01Considerada como patrimônio cultural da humanidade, a Capoeira está sendo oferecida gratuitamente na Vila Olímpica de Manaus, na Quadra II (Dom Pedro), de segunda a quinta-feira, das 18h às 19h30. A iniciativa é uma parceria entre a Escola Matumbé e o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).        

As aulas são ofertadas para crianças a partir dos sete anos, jovens e terceira idade. Quem desejar participar basta se inscrever na secretaria da Sejel, de segunda a sexta, em horário comercial, das 8h às 17h, apresentando comprovante de residência, RG e CPF. Menores devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis para a realização da matrícula. Ainda não há limite de vagas.

escola-matumbe-capoeira 04Fundador da Escola Matumbé (que no tupi-guarani significa berimbau), o mestre Kaká Bonates explica que a modalidade ensinada será a capoeira tradicional baiana (com origem em Angola) e que não é necessário ter o abadá (vestimenta do esporte) para praticar a atividade, basta uma roupa confortável e que permita o aluno gingar, ou seja, movimentar-se com facilidade.

escola-matumbe-capoeira 02“A Capoeira é uma arte e é necessário vivenciá-la para aprender mais sobre seus princípios, conceitos, filosofia. Ela é muito mais que uma modalidade e isto é aprendido aos poucos por quem a pratica. Será um prazer receber novos alunos e ajudá-los a prosperar no meio esporte, as aulas já iniciaram e estão a todo vapor. Tenho certeza que nenhum vai se arrepender de conhecer este esporte tão maravilhoso, que não depende de classe social ou gênero”, disse o Mestre, que soma 45 anos de carreira e que por anos treinou o lutador amazonense do UFC, José Aldo.

escola-matumbe-capoeira 03Capoeira

A capoeira consegue mesclar luta, dança, musicalidade e cultura. Ela é considerada como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014, pela Unesco, e disseminada em todo território nacional em mais de 200 países. Além disso, é classificada como uma das maiores divulgadoras do Brasil no exterior.

Como atividade física, a arte marcial consegue unir exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Este primeiro caracterizado pelos movimentos contínuos e prolongados que ajudam no condicionamento cardiovascular e queimam gordura e o segundo atua desenvolvendo a força e o crescimento muscular. Isso tudo, graças aos movimentos e técnicas do próprio esporte, que trabalha todas as partes do corpo humano.

Roberto Brasil