Vereadores debatem a regulamentação do Uber em Manaus

By -

Da Redação – Nesta segunda-feira (18), alguns vereadores debateram no plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM) as dificuldades no transporte via UBER em Manaus, uns a favor e outros contra. O tema ainda precisa ser analisado junto aos modais, instituições ligadas ao transporte e outros para assim alcançar o seu objetivo de ser uma alternativa de transporte público para o usuário.  O aumento significativo do uso do UBER tem sido alvo de criticas por quanto falta uma regulamentação e esta ocasionando um desequilíbrio no sistema de transporte.

Ver. Joelson Silva

“O UBER chegou a algumas cidades do Brasil ocasionando alguns problemas e o Prefeito de Manaus tem se reunido com as diversas categorias e tratou dessa questão também, não somos contra a modernidade nem contra o UBER, mas deve ser regulamentado, em São Paulo foi estendida uma autorização provisória por seis meses e eles já trabalham dois anos, não podemos sem ouvir as outras categorias (taxistas, moto taxistas e outros), precisa de um olhar clinico para não prejudicar aos outros modais”, afirmou o vereador Joelson Silva (PSC).

Modais x UBER

“O tema do UBER vem sendo debatido há alguns messes, alguns aplicativos estão atingindo várias modalidades do transporte urbano. Temos alertado que isto iria acontecer. Qualquer pessoa que tem um carro pensa que pode trabalhar como transporte público ocasionando um desequilíbrio no sistema de transporte. Em apenas cinco meses cresceu muito o transporte clandestino. Isso vai gerar falta de investimento no transporte público que não ira melhorar com estas dificuldades”, salientou o vereador Bessa (PHS)

Ver. Bessa

Para o parlamentar, a solução é a fiscalização dos clandestinos e deve ser aprovado em Brasília um Projeto de Lei que transforma essa modalidade em público e a partir daí a Prefeitura terá controle uma vez cadastrado cada motorista. “Estamos viajando à Brasília para que isto se aprove, do contrário perante a justiça eles podem agir livremente”, destacou.

Ver. Gilmar Nascimento

“Na realidade, a gente vê esse tema de uma forma complexa. Alguns vereadores são a favor e outros contra. Eu lembrei aos colegas que estamos num estado social onde o estado participa do conflito onde temos quase cinco mil taxistas, transporte coletivo e outros. O prefeito tem se posicionado para a regulamentação. Não podemos deixar que aumentem os conflitos nas ruas. Como vereadores devemos pacificar isto. Deve-se regulamentar a situação destes motoristas com tecnologia adequada. No debate poderemos ouvir todas as categorias e encontrando juntos uma solução”, frisou o vereador Gilmar Nascimento (PSD).

Ver. Cláudio Proença

O vereador Cláudio Proença (PR) explicou que o aplicativo está causando desequilíbrio econômico em outros segmentos. “Para se operar dentro de Manaus precisa se organizar este transporte, hoje não conseguimos nem organizar os modais que temos, eu sou a favor da regulamentação do aplicativo do UBER para que esteja organizado e funcione sem prejudicar os outros”, disse.

Mercedes Guzmán

Roberto Brasil