Vereadores buscam alternativas para o problema do lixo em Manacapuru

By -

Luiz Castro propôs aos vereadores trabalharem num projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos

Em busca de alternativas para o problema do lixo na cidade de Manacapuru (AM), uma comitiva de vereadores do município reuniu-se com o deputado Luiz Castro (Rede), presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para tratar da questão.

Localizada na Região Metropolitana de Manaus, com uma população de 95 mil habitantes, Manacapuru não possui um serviço de tratamento dos resíduos e todo o lixo produzido na cidade é despejado na lixeira municipal, que existe há quase 30 anos, e já se encontra saturada.
Preocupados com os riscos à saúde pública e com os danos ao meio ambiente, causados pelo lixão a céu aberto, os vereadores uniram forças em busca de solução para amenizar o problema, que tem sido um incômodo para a população.
O deputado Luiz Castro explicou que pela Lei Federal 12.305/2010 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cabe aos municípios a responsabilidade de gerir os resíduos e de eliminar os lixões.
“No entanto, nós sabemos que as prefeituras não tem orçamento para  construir aterros sanitários, também não receberam ajuda dos Governos Federal e Estadual para fazer a obra e os prefeitos acabaram se acomodando”, ressaltou Luiz Castro.
Mas enquanto Não chega o aporte financeiro, o deputado propôs aos vereadores trabalharem num projeto de coleta seletiva dos resíduos sólidos, para que a Prefeitura de Manacapuru implemente esse serviço na cidade.
De acordo com Luiz Castro, a coleta seletiva diminui o volume de resíduos que iria parar na lixeira, além de gerar ocupação e renda para os catadores. O deputado aproveitou para solicitou o apoio dos vereadores no sentido de intercederem para que sejam mantidos os galpões de coleta seletiva.
Representando a comitiva, o vereador Natam Nogueira (PSC) disse que o diálogo foi bastante proveitoso e aproveitou ainda para apresentar uma demanda sobre os riscos de poluição no Lago do Mirity. O deputado Luiz Castro se comprometeu em fazer uma inspeção no local junto com técnicos do Ipaam.

Roberto Brasil