Vênus e Júpiter brilharão juntos na madrugada desta segunda

By -

A proximidade do “encontro” deste 13 de novembro será rara

Por volta das 2h50 (horário de Manaus) desta segunda-feira (13), um fenômeno astronômico raro marcará os céus – Júpiter e Vênus estarão tão próximos um do outro que, por alguns minutos, brilharão como se fossem um só na linha do horizonte.

Durante a madrugada, Vênus e Júpiter brilharão quase como um único objeto, pois estarão separados por 0.28 graus, informa a Agência Federal Espacial da Rússia, a Roscosmos, no Facebook.

Mesmo parecendo que os dois planetas estarão quase juntos no céu noturno, na verdade, Vênus estará a 246 milhões de km da Terra, e Júpiter a 956 milhões de km. Ou seja, é uma magnífica ilusão de proximidade. No entanto, o fenômeno espacial será visto só em caso de céu desanuviado.

Apesar de as conjunções entre Vênus e Júpiter ocorrerem cada 13 meses, a proximidade do “encontro” de 13 de novembro será rara, sobretudo pelo fato de ocorrer durante a noite, caso contrário seria impossível de ser observado. O próximo “rendez-vous” entre Júpiter e Vênus em horário observável será em 2 de novembro de 2039, ou seja, daqui a 22 anos. Com informações do Sputnik News. 

Roberto Brasil