Ventania causa desabamentos

By -

naza2Uma ventania que não durou mais de 15 minutos por volta de 12h causou desabamentos de obras em andamento na Rua Saldanha Marinho, Centro, zona Sul. Uma das construções teve parte de sua parede de tijolos desabada, o que deixou dois carros estacionados na frente do prédio com as carrocerias amassadas e para-brisa e vidro da porta quebrados.

naz1

Não houve acidente grave com pessoas físicas, pois durante a queda dos tijolos não passava ninguém na calçada. Mas uma das duas pessoas que se encontravam sob a marquise de publicidade teve um pequeno corte no braço causado por estilhaços dos tijolos.

A outra obra, que envolve uma casa com a parte da frente tombada pelo patrimônio público pela qualidade da parede ser de azulejos portugueses do século XIX, teve sua proteção derrubada pelo forte vento, mas sem danos materiais ou físicos.

naza3

Os proprietários dos carros, que não quiseram dar entrevistas, e os responsáveis pela obra causadora do prejuízo chegaram a um acordo. A empresa se responsabilizou pelos danos materiais, conforme declarou um funcionário da empresa que pediu para não ter não ter seu nome publicado. O acidente chamou a atenção de pedestres que passavam na área, pelo barulho da queda da proteção e dos tijolos.

Segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a ventania, que chegou a marca dos 68km/hora, foi causada pela baixa umidade e do calor excessivo que tem atingido Manaus nas últimas semanas, tendo causado pânico e estragos em várias locais, inclusive com a interrupção do fornecimento de luz, conforme relato da Eletrobras Amazonas Energia.///(Texto e Fotos: Jersey Nazareno)

Mario Dantas