Veículos irregulares são apreendidos na operação ‘Choque de Ordem’

By -

choquedeordem-ssp-am-01Pelo menos 24 veículos, a maioria motocicletas, foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (12), durante a Operação ‘Choque de Ordem’, realizada na zona Norte pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop), com apoio das polícias Civil e Militar e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

A operação teve caráter preventivo com o objetivo de coibir a prática de “arrastões” nas paradas de ônibus, roubos e assaltos a coletivos por meio de patrulhamento e abordagens a veículos, motocicletas, ônibus e pessoas.

choquedeordem-ssp-am-02A ação iniciou às 5h e finalizou por voltas das 8h30. As equipes policiais e agentes do Detran-AM montaram barreiras fixas na Avenida João Câmara, no bairro Novo Aleixo, e na rotatória do núcleo 23, na Cidade Nova, ambos na zona Norte, onde realizaram vistorias e abordagens a veículos e pessoas. As equipes fizeram ainda incursões nas principais ruas e avenidas dos dois bairros e também no Tancredo Neves.

No total, foram apreendidas 22 motocicletas, na maioria os motociclistas estavam sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou com o documento do veículo em atraso. Dois carros também foram apreendidos, em um deles o motorista apresentava sinais de embriaguez e foi conduzido ao 27º Distrito Integrado de Polícia (DIP). No total, 44 autos de infração foram registrados pelo Detran-AM, grande parte pela falta de documentações do veículo ou com documentação vencida.

choquedeordem-ssp-am-05Segundo o secretário-executivo-adjunto de Operações da SSP-AM, Orlando Amaral, a ação foi realizada para coibir a prática de crimes, além de aproximar a população dos órgãos que fazem parte do Sistema de Segurança Pública. “De forma integrada estamos trabalhando para levar ao cidadão a sensação de segurança. A ação de hoje demonstrou isso, seja no combate a criminalidade por meio das abordagens e incursões policiais nas ruas dos bairros, seja na atuação dos agentes do Detran-AM nas fiscalizações para averiguação da legalidade de veículos e condutores”, disse.

choquedeordem-ssp-am-04Amaral ressaltou ainda a participação da população no trabalho das instituições de segurança. “Durante a operação recebemos muitas denúncias de pessoas sobre a questão de crimes cometidos nas proximidades de onde moram. Isso é de extrema importância, pois são essas informações que muitas vezes desencadeiam as ações policiais, por meio de operações específicas por parte da Polícia Civil, bem como atuação ostensiva da Polícia Militar”, explicou.

choquedeordem-ssp-am-03Mais de 60 servidores participaram da operação, entre policiais civis, das delegacias de polícia da área e componentes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (FERA); policiais militares da Força-Tática, agentes do Detran-AM e policiais da Secretaria Executiva-Adjunta de Operações (Seaop).

“Choque de Ordem” na zona Leste – No final do mês de janeiro, a SSP-AM e órgãos realizaram a primeira edição da operação ‘Choque de Ordem’, que teve objetivo de inibir e reduzir os casos de assaltos em paradas de ônibus e nos coletivos, em bairros da zona Leste, no horário de grande fluxo de passageiros.

Roberto Brasil