Vazamento solucionado após intervenção da Arsam

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Os serviços realizados sob a supervisão da Arsam tiveram início às 9h e foram finalizados às 12h

Nesta terça-feira (14/11), a equipe de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas (Arsam), solucionou, após acionar a equipe operacional da concessionária Manaus Ambiental, um vazamento de água de grandes proporções, localizado na rua A do Loteamento Castelinho, localizado no bairro Parque 10 de Novembro, na zona centro-sul de Manaus, que já ocorria há dois dias.

De acordo com o morador Raimundo Nonato, a concessionária Manaus Ambiental foi acionada por vários usuários no início da formação da cratera, ocasionada por uma fissura de meio metro na tubulação da rede de distribuição que abastece as sete casas da rua, mas não compareceu para atender aos chamados.
O engenheiro chefe do Departamento de Fiscalização de Saneamento da Arsam, Jorge Carésto, solicitou a presença da concessionária e orientou a equipe operacional da empresa a conter o vazamento imediatamente e identificar o local exato da fissura que o causava. Os serviços realizados sob a supervisão da Arsam tiveram início às 9h e foram finalizados às 12h.
 
Para a equipe técnica da Arsam, as possíveis causas do rompimento daquela rede podem se resumir ao tipo de material utilizado na tubulação, o polietileno, e, principalmente, a altura da rede com relação ao asfalto. Há um depósito de material de construção na mesma rua, por onde passam caminhões com mais de 25 toneladas de insumos.
 
“Sugerimos à Manaus Ambiental o rebaixamento da rede, a substituição do material da tubulação por PVC e o envelopamento da área afetada com areia, além do barro já utilizado, para que haja suporte ao peso diário desses caminhões”, explicou Jorge Carésto.
 
O engenheiro da Arsam também recomendou à equipe operacional da concessionária mais suporte de mão de obra para oferecer pronta resposta a esses tipos de imprevistos e para que não haja contrariedade ao que está estabelecido no Contrato de Concessão dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário da Cidade de Manaus e no Manual de Prestação de Serviços ao Consumidor (MPSAC), principalmente quanto ao tempo de restabelecimento e regularidade da prestação de serviços, também de acordo com o Manual de Prestação de Serviços ao Consumidor (MPSAC).
 
Denúncias ou reclamações podem ser registradas pessoalmente na Ouvidoria da Arsam do PAC São José e PAC Shopping Sumaúma, ou através dos telefones 0800 280 8585, 3234-8397 e 98423-0981.
Roberto Brasil