Vanessa Grazziotin sugere redução de salários dos parlamentares

By -

Plenário dia 051015

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugeriu ontem (5) que os parlamentares reduzam seus salários, a exemplo do anunciado pela presidente Dilma Rousseff para os vencimentos dela própria, dos ministros e do vice-presidente da República. A senadora propôs um corte de 10% nos rendimentos de deputados e senadores. Segundo ela, a redução está longe de ser o remédio para a crise econômica, mas uma medida simbólica.

Eu sei que não vão ser dois mil (reais) a menos, no salário de cada um, que vão resolver o problema do Brasil. Mas para a população brasileira, que está a sofrer com o aumento dos preços e com o aumento da inflação, muitas vezes com a perda do próprio emprego, seria uma demonstração muito importante – disse Vanessa.

A senadora também destacou outras providências anunciadas pelo Poder Executivo para a queda de gastos com a máquina pública. Entre elas, estão o fim de oito ministérios, a revisão dos contratos de aluguel, a venda de imóveis não usados e o corte de três mil cargos de comissão.

Outra sugestão apresentada por Vanessa Grazziotin foi a de que os outros Poderes da União sigam o exemplo do Executivo e também trabalhem para a redução de gastos. Destacou que essa medida já vem sendo adotada no Senado Federal. No ano passado, observou, a Casa economizou mais de R$ 200 milhões. ​

Mario Dantas