Vanessa diz que BR-319 é uma realidade

By -
Sen. Vanessa Grazziotin

Sen. Vanessa Grazziotin

Em discurso nesta quarta (24) no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB) disse que a candidata à Presidência Marina Silva (PSB) causou perplexidade ao dizer que a BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, “até hoje não provou sua viabilidade econômica, social e ambiental”. “A ex-ministra deixa transparecer que está falando de uma estrada que ainda será construída. Não é isso! O que está pendente é a superação de uma questão ambiental envolvendo a pavimentação de 400 km do trecho central da rodovia”, discursou.
A senadora lembrou que os 200 km iniciais saindo de Manaus estão perfeitamente trafegáveis e os 230 km de Porto Velho a Humaitá também. Quanto ao chamado “trecho do meio”, ela explicou que governo federal já investiu R$ 76 milhões para resolver os problemas ambientais.

Segundo ela, os novos estudos ambientais devem estar concluídos ainda este ano. Mesmo com essa pendência, a pavimentação desse trecho de 400 km está previsto na Plano de Investimento e Logística do governo federal.
Outra fator favorável ao projeto, na opinião da senadora, é o conceito de Estrada Parque que vai permitir ao longo da estrada a fiscalização contra o desmatamento nas unidades de conservação criadas.

Por fim, destacou que a população está refém do transporte aéreo para exercer o seu direito elementar de ir e vir. “Sair desse isolamento é muito importante para a nossa gente que tem consciência que basta ter vontade política para que o problema seja resolvido”, disse.

Mario Dantas