Vacinação de cães e gatos segue em 12 bairros de Manaus

By -

03-10-16-vacinacao-antirabica-foto-altemar-alcantara-1

Nesta terça-feira, 4, as equipes de vacinadores da 37ª Campanha de Vacinação Antirrábica estarão, de forma simultânea, nas quatro zonas geográficas da capital. O anuncio foi feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Na zona Norte os vacinadores farão visitas às residências do Oswaldo Frota, Campo Dourado e Riacho Doce; na zona Sul, Petrópolis e São Sebastião; na Leste visitarão os bairros de Novo Reino, Gilberto Mestrinho, Nova Floresta e Nova Conquista, e na zona Oeste, Lírio do Vale e Augusto Montenegro.

O secretário de Saúde, Homero de Miranda Leão, faz alerta especial à população para que o objetivo da campanha seja alcançado, destacando que, para isso acontecer, é importante que os moradores fiquem atentos à passagem das equipes de vacinadores.

“Este é mais um trabalho em que precisamos contar com a parceria da população para alcançarmos o objetivo de evitar casos de raiva animal e, consequentemente, de raiva humana, uma doença letal”, destacou o secretário.

A vacina é gratuita e para ser vacinado o animal deve ter mais de três meses de vida e estar em boas condições de saúde. Não precisa apresentar o cartão de vacinação do animal, mas é indispensável a presença dos proprietários ou responsáveis nos imóveis.

Para o chefe do Núcleo de Controle da Raiva Animal, José Horácio, a presença de alguém nas residências ajuda o vacinador na hora de fazer a aplicação. “A contenção do animal de estimação dever ser feita pelo dono. Isso facilita a visitação de casa em casa e colabora para possamos vacinar mais animais em menos tempo”, declarou.

A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2016 conta com 220 vacinadores, entre contratados e servidores da Prefeitura de Manaus. A visita às residências para vacinação dos animais é feita por duplas uniformizadas e identificadas com os crachás do CCZ, formadas por um vacinador e um registrador.

A Campanha teve início no dia 12 de setembro e deverá ser concluída no final deste mês. Na zona rural, a vacinação já foi concluída, com 9.868 cães e 2.841 gatos vacinados, totalizando 13.069 animais protegidos contra a raiva.

A meta da 37ª Campanha Anual de Vacinação Antirrábica Urbana é imunizar mais de 218 mil animais, entre cães e gatos, que representam aproximadamente 80% da população canina e 100% da população felina existente no município, conforme estimativa do CCZ.

José Horácio informa que quem não conseguir vacinar os animais de estimação no período de visitas dos vacinadores, deve procurar o Distrito de Saúde daquela zona da cidade ou ligar diretamente para o CCZ por meio do telefone (92) 3625-2655.

Além disso, a Semsa disponibiliza três bases fixas de vacinação que funcionam: 1. no Instituto Federal do Amazonas – Ifam (Alameda Cosme Ferreira, s/n, Zumbi dos Palmares); 2. Sede do Distrito de Saúde Leste (Jorge Teixeira) e Sede do Distrito de Saúde Sul (rua Paraíba, próximo ao Hospital Check-Up).

Áida Fernandes