Utilização do Cartão no pagamento de passagens pode diminuir assaltos em ônibus

By -

assaltoComo resultado de uma audiência pública, realizada no último dia 23, que tratou da segurança no transporte público, o presidente da comissão de Transporte da Câmara Municipal de Manaus, vereador Rosivaldo Cordovil, líder do PTN, está sugerindo que empresários e prefeitura, façam uma campanha de massa que venha incentivar o uso do cartão inteligente no pagamento das passagens. A ideia é diminuir a circulação de dinheiro dentro dos coletivos, E com isso, diminuir também o número de assaltos no sistema de transporte.

De acordo com levantamento feito pelo vereador, junto ao Sindicato das Empresas  de Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram), somente 5 por cento dos passageiros em Manaus utilizam o “cartão cidadão”. 45 por cento usa o vale-transporte. 26 por cento é estudante. O restante, ou seja, 24 por cento pagam com dinheiro. É esse percentual, que representa em torno de R$ 400 mil, por dia, e que corresponde a R$ 12 milhões, por mês que precisa ser diminuído. “Todo esse dinheiro circulando com o cobrador é um estímulo para os bandidos. Precisamos aumentar o uso do cartão”, disse.

Cordovil também salientou a necessidade dos empresários ampliarem a rede de recarga desses cartões. “Acredito, que eles já estão pensando em firmar convênios com farmácias, postos de gasolina e supermercados, pois essa rede é fundamental. A facilidade de se recarregar, é fundamental para que se use o cartão”, afirmou o vereador. Como presidente da comissão de Transporte, Rosivaldo Cordovil acredita que possa sensibilizar os empresários do setor para que o primeiro cartão seja entregue de graça para o usuário. “Precisamos conversar para ver o que é melhor para a população”, concluiu.

Roberto Brasil