Urupadi ganha primeira agroindústria do guaraná em Maués

By -

DSC_5125

Cumprindo a meta do Plano Municipal de Inclusão Produtiva, a Secretaria Municipal de Produção em parceria com a Associação de Agricultores Familiares do Alto Urupadi (AAFAU) comemoraram a entrega da primeira agroindústria de guaraná na zona rural de Maués.

A agroindústria localiza na comunidade São Sebastião do Alto Urupadi foi entregue no sábado (23) com a presença do Prefeito de Maués, Pe. Carlos Góes, o Secretário de Produção do Município, Bruno Negreiros e 52 associados da AAFAU.

De acordo com o Secretário de Produção, a agroindústria vai garantir maior lucro para os produtores. “É a agricultura familiar no meio da floresta amazônica funcionando. Com a agroindústria o produtor fará venda direta. Antes pagavam para moer e selar as embalagens. Agora será feito aqui mesmo na zona rural. A renda deles vai aumentar”, informou.

DSC_5100

O prefeito enalteceu a unidade do grupo, sem a qual não seria possível tornar o sonho dos produtores e associados realidade para as comunidades. “Foram oito anos de espera. Essa experiência gera economia e nos orgulha pelo gesto de unidade dos associados. Sou otimista porque essas iniciativas de parceria irão melhorar a vida dos nossos produtores e serve de modelo para outros setores”, ressaltou.

Tanto para o presidente da AAFAU, José Cristo, quanto para demais sócios e comunitários, a agroindústria é uma grande conquista.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Amélia Gomes, considerou um avanço para os produtores. “Essa é a política do desenvolvimento que vai ajudar na economia das nossas famílias. Em breve a Associação vai poder exportar e certificar o nosso produto. Para continuar aumentando plantio de guaraná defendemos a produção orgânica”, ressaltou.

Mario Dantas