Universo Amazônico na Exposição ‘VERDEMAIS’ de Rui Machado

By -

A exposição VERDEMAIS, de Rui Machado acontece no horário de 10h até as 18h (segunda a sexta-feira e sábado de 10h às 12h) na Dell Anno Galeria, Rua Mário Ypiranga, 1296, Adrianópolis. Ela é composta de 10 telas, todas medindo 100 X 50 cm, em acrílica sobre tela ficarão em exposição durante o mês de fevereiro e março. A nova série foi criada especialmente para a inauguração da Galeria, que numa atitude inovadora do Grupo Dellanno resolveu incentivar a arte e a cultura da cidade de Manaus.

Segundo o artista Rui Machado é impossível destacar uma ou duas peças da mostra, pois os dez trabalhos que compõem a série estão dentro de um grande contexto decorativo e de preservação. Os dez trabalhos acabam por se transformar em cinco imagens haja vista que cada dois quadros formam uma única imagem, mas que podem ser adquiridos e utilizados individualmente.

O interesse para o cuidado com os povos da floresta

“Para que essa nova série de pinturas ficasse totalmente concluída eu trabalhei aproximadamente seis meses, entre pesquisa e elaboração. O material utilizado foi tinta acrílica sobre tela, que é o que venho utilizando há muitos anos. 
Eu costumo retratar o universo amazônico numa leitura universal, minha inspiração sempre foi a Amazônia, fauna, flora e povos que nela vivem e este novo trabalho ‘VERDEMAIS’ segue a mesma linha do que venho fazendo ao longo dos anos, dentro de um conceito decorativo e também de apelo ecológico”, salientou Rui Machado.

O artista explicou ainda que além da estética, da beleza e do cuidado como num todo em seus trabalhos, gosta de fazer com que as pessoas, em alguns casos, também possam refletir sobre o momento atual e sobre tudo que existe ao nosso redor, assim pretende despertar o interesse para um cuidado maior para com o meio ambiente e com os povos da floresta.

Rui Machado é artista plástico, poeta e compositor. Nascido em Manaus, participou de várias exposições individuais e coletivas, além de receber vários prêmios e destacar-se como representante da cultura regional. (Mercedes Guzmán)

Roberto Brasil