Unidades móveis intensificam atendimentos aos homens neste ‘Novembro Azul’

By -
atendimento-matriz-novembro-azul01

É preciso que os homens tenham consciência da importância de tratar preventivamente da saúde.

Acompanhando as atividades da campanha ‘Novembro Azul’, as unidades móveis do Programa Saúde Manaus Itinerante, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão dando atenção especial à população masculina.  As unidades estão reforçando vários exames, como o de próstata via abdominal, que detectam o câncer de próstata, a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, a prevenção é pelo diagnóstico precoce, por isso as unidades de Saúde estão priorizando o atendimento ao homem. Como assegura, quanto mais cedo acontecer o diagnóstico, maiores são as chances de cura. “O estereótipo de que homem tem que ser forte e que não precisa cuidar da saúde é um dos principais problemas enfrentados por médicos em busca de melhores resultados de cura e de combate a doenças que afetam a saúde masculina, como o câncer de próstata, além de males degenerativos”, disse.

Homero assegurou que é preciso que os homens tenham consciência da importância de tratar preventivamente da saúde. “Quando o problema é diagnosticado com antecedência, os pacientes têm boas chances de cura. Por isso, estamos intensificando as nossas ações no Novembro Azul, estimulando os homens a cuidarem da saúde”, afirmou o secretário.

Ele ressaltou que até a próxima sexta-feira, 13, os moradores do Aleixo serão beneficiados com a ação, com os serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher (UMSM), localizada dentro do pátio da igreja Santa Edwiges, que fica na avenida Constelação, nº 487.

No Porto de Manaus, no Centro, a Unidade Móvel está realizando ultrassom exclusiva aos homens –  de abdominal total, abdominal superior, vias urinarias, tireóide, mama e próstata via abdominal. “Para todos os exames, é necessário encaminhamento médico, RG e CPF. E todas as fichas serão distribuídas às 8h da manhã, para 40 pessoas por dia”, informou o gerente do programa, William Terra, acrescentando também que o local conta com a Unidade Móvel Médico Laboratorial.

homero-de-miranda-semsa2

Sec. municipal de Saúde Homero de Miranda

Uma outra unidade móvel teve o período de atendimento estendido, também até o dia 13, e estará à disposição no estacionamento da Câmara Municipal de Manaus, situada à rua Padre Agostinho Caballero Martins, s/n, no Santo Antônio. Pela manhã serão atendidos os funcionários do órgão e à tarde o atendimento para o público externo segue normalmente.

Outra unidade móvel pode ser encontrada no estacionamento da avenida Ferreira Pena – ao lado da Secretaria da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), até o dia 27 de novembro. Os usuários irão contar, ainda, com a Unidade Móvel de Saúde Médico-Laboratorial (UMSML) no local.

Para as mulheres, diariamente serão realizadas 60 mamografias (30 pela manhã e 30 pela tarde), além de transvaginal, e 40 ultrassonografias, distribuídas em abdominal total e superior (apenas pela manhã); pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mama. Esta última para mulheres com 40 anos ou mais, sendo necessário apresentar a última mamografia.

Serviços odontológicos

No bairro Tarumã também será prorrogado até o dia 13 os procedimentos odontológicos ambulatoriais e consultas generalistas e pediátricas, exames preventivos (papanicolau), posto de coleta de exames de laboratório, posto de vacinação e entrega de medicamentos. Uma Unidade Móvel de Saúde Odontológica (UMSO) e uma Unidade Móvel Médico Laboratorial (UMSML) permanecem na estrada do Tarumã, próximo à Escola Municipal Cândido Rondon.

Outra UMSO segue com os atendimentos, até o dia 27 de novembro, na rua Celebridade, em frente à Escola Estadual de Tempo Integral Ana Lúcia, da comunidade Celebridade, bairro Terra Nova.

Documentos necessários e recomendações

Consultas generalistas ou pediátricas: apresentar RG e CPF ou a Certidão de Nascimento para menores de idade. Para exame papanicolau a usuária deve apresentar RG e CPF. Para garantir um resultado correto a mulher não deve, nas 48 horas anteriores à realização do exame, ter relações sexuais e nem usar medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais.  É importante que não esteja menstruada e evite o uso de duchas. Mulheres grávidas podem se submeter ao exame, sem prejuízo para saúde dela ou do bebê.

Para coletas de material, elas podem ser feitas mediante a solicitação dos exames, com apresentação do RG e CPF ou da Certidão de Nascimento para os menores de idade. Em casos de ultrassonagrafia deve ser apresentada a requisição médica, RG e CPF. Para mamografia deve ser apresentado RG e o CPF. Pacientes com até 49 anos devem apresentar a requisição médica. Para mais detalhes acessar semsa.manaus.am.gov.br.

Áida Fernandes