Unidades Móveis de Saúde vão oferecer serviços em seis locais de Manaus

By -

unidade-movel-medico-laboratorial1O Programa Manaus Itinerante, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levará os serviços das Unidades Móveis de Saúde às zonas Centro-Oeste, Norte, Leste e Sul da cidade já na próxima semana. Nos locais previstos na programação, os usuários poderão contar com serviços odontológicos, médico-laboratoriais e de saúde da mulher.

Na zona Centro-Oeste, na rua Santa Inês, esquina com rua São Marcos, em frente à Igreja Batista, no bairro Parque São Pedro, haverá um módulo completo com uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher, realizando mamografias e ultrassonografias (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireóide e mamas); uma Unidade Móvel de Saúde Odontológica para procedimentos odontológicos ambulatoriais; e uma Unidade Móvel de Saúde Médico Laboratorial, oferecendo consultas generalistas, consultas pediátricas, exames preventivos (papanicolau), coletas de exames de laboratório, posto de vacinação e farmácia. Os atendimentos começaram no dia 24 de agosto e seguem até o dia 4 de setembro.

No Mutirão, na rua Itaipê, no Centro de Convivência da Família Professora Teonízia Carvalho, zona Norte, duas unidades móveis estarão oferecendo serviços – Odontológica e médico-laboratorial – até o dia 18 de setembro. Na zona Leste, no conjunto Ouro Verde, na Escola Municipal Etelvina Pereira Braga, localizada na Alameda Wolfando Nogueira, s/n, Coroado 3, também estarão disponíveis duas unidades móveis de saúde até o dia 25 de setembro.

mamografia-unidades-moveis-semsa-01Unidades de Saúde da Mulher em outros endereços

Ainda na zona Leste, a comunidade Nova Vitória receberá uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher a partir de segunda-feira, 31, seguindo até o dia 4 de setembro, com endereço na rua da Raquete, em frente à Associação dos Moradores do bairro. Na Comunidade São João, avenida São João, 193, Km 4 da BR 174, em frente à UBS N-48, haverá também uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher no mesmo período. Outra unidade será disponibilizada para uma Ação Civil Social promovida pela 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) da Polícia Militar a partir deste sábado, 29, na sede da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Assinpa), situada na rua da Lua, s/nº, no Conjunto Morada do Sol. Após a ação a unidade continuará fazendo atendimentos até o dia 4 de setembro.

Documentos necessários

Para a realização de consultas generalistas ou pediátricas são necessários RG e CPF ou para menores, certidão de Nascimento; exames preventivos (papanicolau) são necessários RG e CPF; para coletas de exames de laboratório é necessária a solicitação dos exames, RG e CPF ou para menores a solicitação dos exames e certidão de nascimento.

Para o exame de ultrassonagrafia é necessária a apresentação da requisição médica, além do documento de identificação e o CPF. Para o preventivo e mamografia também é preciso levar o RG e o CPF. As mulheres a partir de 40 anos que farão ultrassonagrafia de mamas deverão levar a última mamografia.

A Semsa recomenda às mulheres de até 39 anos de idade que farão mamografia para que levem requisição médica. Já para as que têm 40 anos ou mais não é necessário levar requisição do médico.

Roberto Brasil