Unidades Móveis de Saúde começam a atender na Semmasdh

By -

ums-semmasdh-1As Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Médico-Laboratorial começaram a atender, nesta terça-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), localizada na Av. Ayrão esquina com a Ferreira Pena, no Centro. Entre os serviços, são disponibilizados exames de ultrassom, mamografia, preventivo e consultas generalistas às servidoras da secretaria, usuárias do Programa Bolsa Família e dos diversos serviços da Semmasdh, além de mães com filhos autistas. 

“A Semmasdh foi um dos locais contemplados com as unidades e nós, da parte do ultrassom, fazemos os exames principais e também os básicos como mama, tireoide, abdômen e transvaginal. O exame tem que ter uma solicitação médica, pois não podemos fazer sem um encaminhamento”, afirmou o Hélio Carvalho, profissional de ultrassom. 

ums-semmasdh-2A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Manaus, visa garantir às servidoras o atendimento médico sem a necessidade de se afastarem do local de trabalho. O atendimento faz parte também da programação do Outubro Rosa, movimento que visa conscientizar mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama. 

A aposentada Conceição Silva, beneficiária do programa Bolsa Família, que compareceu à Semmasdh nesta terça-feira, elogiou o trabalho desenvolvido pelas equipes médicas. “Eu achei muito bom porque muita gente não tem condições de pagar os exames em clínicas particulares e quando nós temos o atendimento gratuito é bom demais. Sem falar que eu fui atendida muito rápido. Não precisei enfrentar filas. 

ums-semmasdh-3Servidoras que atuam em outras unidades externas da secretaria, como os Cras e o Creas, também poderão realizar os exames. O atendimento começa às 8h e segue até às 17h. As unidades móveis permanecerão na sede da secretaria até o dia 7 de novembro. 

Para a realização dos exames é necessária a apresentação do encaminhamento médico (para mulheres até 39 anos), RG, CPF e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A partir do dia 3 de novembro, as unidades móveis irão atender os homens, dando início à campanha Novembro Azul, com a realização de ultrassonografias da próstata e do abdômen.

Roberto Brasil