Unidade Prisional Semiaberto Feminino realiza abertura do “Outubro Rosa” na unidade

By -

img_6021

A Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPSF) iniciou na manhã desta terça-feira (4) a programação da campanha “Outubro Rosa”, com o tema: “Mulher consciente e prevenida é aquela que se cuida”. As atividades da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que serão desenvolvidas durante a campanha, buscam orientar a prevenção do câncer de mama. Durante todo esse mês haverá uma programação especial com palestras, ações de saúdes, dicas e orientações sobre a doença, na unidade, que fica na rua Codajás, bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

A abertura do evento foi realizada pela diretora da unidade do semiaberto feminino, Suely Borges, que destacou a importância das internas participarem das atividades e aproveitarem ao máximo o momento. “A programação vai até o final de outubro com diversas ações de conscientização e orientações necessárias para que essas mulheres cuidem de sua saúde”. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também participou da abertura do evento e irá promover durante a campanha uma ação de saúde com serviços de testagem rápida e atendimento odontológico.

img_6053

Após a abertura, as 20 internas que estavam no evento participaram de uma palestra sobre a história e o significado da campanha do “Outubro Rosa” e assistiram um documentário educativo sobre a relevância do autoexame como forma de prevenção ao câncer de mama.

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Pedro Florencio, ressalta que a Seap busca, através dessas ações, orientar as pessoas privadas de liberdades sobre a importância nos cuidados com a saúde. “Os  internos precisam não só de ações efetivas de saúde como também precisam ter acesso a orientações que o incentivem a zelar pela própria vida, especialmente porque estas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade”.

Campanha Outubro Rosa

O “Outubro Rosa” é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. O movimento conhecido como “Outubro Rosa” nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

 

Mario Dantas