Unidade Móvel da Mulher oferece atendimento médico na Compensa

By -

unidade-movel-da-mulher-1Até o dia 3 de julho, a população da Compensa 2, zona Oeste, poderá ser atendida em uma Unidade Móvel de Saúde da Mulher. A oferta de serviços começou nesta segunda-feira, 22, na rua 21 de junho, nº 1360, no pátio da igreja Assembleia de Deus – 18ª Casa de Oração, com exames de mamografia e ultrassonografia (abdominal total, abdominal superior, transvaginal, pélvica, obstétrica, vias urinárias, tireoide e mamas).

De acordo com o gerente do Programa Saúde Manaus Itinerante, William Terra, serão distribuídas, diariamente, 40 vagas para mamografias e 50 para ultrassonografias. A partir de quarta-feira, 24, as ultrassonografias para o horário da tarde e no sábado pela manhã serão todas agendadas pelo Sistema de Regulação (Sisreg), com demanda livre somente pela manhã de segunda a sexta-feira. “Esta medida está sendo implementada para atender a uma demanda já existente no Sisreg e reduzir a lista de espera identificada no sistema de agendamento para ultrassonografia das Unidades Básicas de Saúde na área de abrangência no bairro da Compensa”, explicou William Terra.

unidade-movel-da-mulher-2Requisitos

No caso da mamografia, as mulheres com mais de 40 anos devem apresentar RG e CPF. As mulheres com idade até 39 anos também precisam de requisição médica para o exame. Para ultrassonografia são necessários RG, CPF e requisição médica.

Programação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também está disponibilizando um módulo completo do Programa Saúde Manaus Itinerante, com Unidades Móveis de Saúde da Mulher, Odontológica e Médico-Laboratorial, no bairro União da Vitória, zona Oeste, na avenida Peixe-Cavalo, antiga avenida Ayrton Senna, próximo a Escola Municipal Esmeralda Soares Neves.

Outras três unidade móveis estão instaladas no bairro Novo Aleixo, zona Norte, estacionadas na rua Perimetral Norte, no pátio da igreja católica Bom Jesus. Um terceiro módulo vem atendendo a população no bairro Novo Reino, zona Leste, estacionado na rua Decrescida, esquina com a avenida Batrum, próximo à Escola Municipal Dr. Olavo das Neves.

A lista com a programação completa das Unidades Móveis, com locais e serviços, pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.

Roberto Brasil