Uma manhã dos bois na Câmara Municipal de Manaus

By -

boi3Corre Campo, Brilhante e Garanhão, os três bois mais conhecidos de Manaus, participaram nessa manhã de quarta-feira, 13 de maio, de uma solenidade proposta pelo Vereador Arlindo Jr. (PROS), pelos 59 anos de participação no Festival Folclórico do Amazonas, engrandecendo a cultura do Estado e da cidade de Manaus. Foi uma manhã dos Bois na Câmara Municipal, só não teve o “dois pra lá e o dois cá” por falta de quórum “musical”, mas acreditamos que a dança dos nobres Vereadores naquela Augusta Casa é outra: justamente trabalhar para que, entre outras coisas, dá o devido valor as manifestações culturais da terra para que a identidade do povo seja conservada. Ações como essas, devem ser mantidas pelo poder público sempre. O povo precisa desses incentivos para poder existir como cidadão. Fomentar manifestações através da arte é, sem duvida nenhuma, o caminho mais seguro para um relacionamento sadio, consciente, carregado de paz com quem o legitimou como representante.

boi2

O Vereador Arlindo Jr., propositor da homenagem aos bois, falou da importância dessa solenidade e como pensa para poder ajudar os bois de Manaus a serem uma referencia em termos de público e atrair os turistas que vão assistir o Festival de Parintins para depois passar por aqui e assistir também o Festival de Manaus. “Estamos fazendo aqui nessa homenagem como uma alerta para que a gente possa engrandecer ainda mais o folclore da nossa terra. Nada mais justo do que nós aqui de Manaus podermos homenagear essas três figuras que são os pilares folclore amazonense. Os Bois hoje, já conseguem atrair o publico, já conseguem fazer uma grande apresentação, já conseguiu atrair os olhares dos poderes públicos”, disse o parlamentar.

Arlindo Jr. ressalta que quando eles criaram o movimento há uns 12 anos, os bumbás recebiam cerca de 40 mil reais para fazer o espetáculo. Hoje com a valorização do Artista, o espetáculo cresceu e o próprio poder público vendo esse crescimento investe quase 400 mil reais para cada boi. “Isso só foi possível através de uma emenda minha aqui na Câmara e vamos aumentar ainda mais essa receita. Foi uma emenda parlamentar onde eu estou dando mais cem mil reais para cada Bumbá, porque essa festa tem que ser uma festa turística, ela tem que atrair o publico”, concluiu.

“Acaba Parintins, no final do mês de junho, e o turista que vem ao festival pode também ficar para assistir o Festival do Amazonas. Esse é o meu pensamento. A gente fortalecendo esse grupos, com recursos para fazer uma apresentação melhor, vai ser muito mais atrativo para que as pessoas possam ficar e assistir lá na Arena Povos da Amazônia um grande espetáculo, esse é o meu pensamento”, destaca Arlindo Jr.

boi

“A homenagem é justa e estamos muito agradecidos pelo Presidente da casa e pelo Vereador Arlindo Jr. a homenagem merecida, e, em síntese, pelo Boi que tem 73 anos, um boi que tem história. A verdadeira história do folclore do boi bumbá em Manaus vem do Corre Campo”, enfatizou o Presidente do Corre Campo, Alvacir Ciqueira.

Rosa Lemos, Presidente do Boi Brilhante, disse: “É uma grande honra nós recebermos essa homenagem. Eu agradeço o Arlindo Jr., de coração, por ter lembrado dos Bois de Manaus, porque o nosso Festival aqui em Manaus é esquecido, e pra nós é uma grande honra, eu estou aqui muito feliz, com essa homenagem que os nossos bois vão ter, os três bois de Manaus, muito bom.

Ivo Morais, do Boi Bumbá Garanhão, foi mais Crítico e falou da homenagem que Câmara Municipal de Manaus fez para os bois de Parintins e comentou no site da Câmara que também era necessário homenagear os bois de Manaus sob pena de pedir da Câmara de Parintins uma homenagem aos três bois Manauenses.

Mas graça a Deus não foi necessário. Nosso companheiro Vereador Arlindo Jr., com muita sensibilidade, um folclorista nato, é que fez a propositura a Câmara, aprovou, acatou o pedido e hoje nós estamos aqui, e eu acho importante porque os bois são de Manaus e a Câmara Municipal de Manaus, assim como a Prefeitura e o Governo do estado não podem deixar de apoiar e fomentar a cultura popular que é o que a gente faz,mas eu acho que foi importante essa homenagem da Câmara, e nós estamos aqui agradecendo inclusive esse reconhecimento, pela primeira vez a Câmara esta aí reconhecendo que aqui em Manaus existe três bois, que fazem cultura popular e que engrandecem a cultura popular de Manaus. Texto e Fotos: David Almeida

Mario Dantas