Uma feira especializada em produtos livres de agrotóxicos

By -
A feira de produtos orgânicos acontece aos sábados numa área do MAPA, em Manaus

A feira de produtos orgânicos acontece aos sábados numa área do MAPA, em Manaus

Da Redação – Os apreciadores de frutas e hortaliças livres de agrotóxicos podem encontrá-los na Feira de Alimentos Orgânicos da APOAM (Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas), realizada aos sábados, entre 7h e 12h, no pátio do Ministério da Agricultura (MAPA/AM), com entrada pela Rua Maceió ou Avenida Mário Ypiranga (Antiga Recife).

"É preciso existir uma semente melhorada para esse sistema", disse Silas Garcia

“É preciso existir uma semente melhorada para esse sistema”, disse Silas Garcia

São vários standes onde o consumidor tem oportunidade de encontrar uma variedade de produtos ofertados pelos produtores da Associação dos Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM), numa parceria com a Rede Maniva de Agroecologia (Rema).

FEIRA-ORGANICOS-BLOGDAFLORESTA_01O objetivo da Feira é divulgar os produtos orgânicos junto a comunidade, bem como atrair novos produtores para esse segmento da agricultura. Segundo Silas Garcia, pesquisador da Embrapa e membro da Rema, o trabalho tem todo um acompanhamento que possibilita dar garantia aos consumidores e produtores sobre a origem e qualidade dos produtos orgânicos comercializados, sendo inclusive emitido um selo de certificação.

Márcio Menezes destacou a importância da Semana dos Alimentos Orgânicos para o público e produtores

Márcio Menezes destacou a importância da Semana dos Alimentos Orgânicos para consumidores e produtores

Silas informa que atualmente as sementes tradicionais são plantadas com muito adubo químico, ou seja agrotóxico, e as instituições de pesquisa têm procurado agora desenvolver aquelas que possam responder melhor aos agroquímicos. “Para você ter uma semente que possa responder aos adubos orgânicos, aos defensivos agrícolas e defensivos naturais é preciso existir uma semente melhorada para esse sistema”, frisa.

FEIRA-ORGANICOS-BLOGDAFLORESTA_06Segundo Márcio Menezes, coordenador da Rema, a Semana Nacional de Alimentos Orgânicos foi um evento importante para o público conhecer e consumir produtos dessa natureza existente em nossa região através da realização de palestras, oficinas, dias de campo, entre outros.

FEIRA-ORGANICOS-BLOGDAFLORESTA_05Sempre é bom lembrar que o cultivo de produtos orgânicos conserva o meio ambiente, levando qualidade de vida às pessoas, sem qualquer tipo de agressão ao solo. (Roberto Brasil – Fotos: Áida Fernandes)

Roberto Brasil