UFAM entre as 50 melhores universidades brasileiras

By -

ufam-entrada

A Universidade Federal do Amazonas está entre as 50 melhores universidades brasileiras, dentre públicas e particulares, ocupando a 46ª colocação, segundo o ranking divulgado nesta semana, que analisou 195 universidades em todo o país. Em relação ao ano passado, a UFAM subiu duas posições, quando esteve na 48ª colocação.

A nota final da UFAM em 2016 foi de 66,18, em uma escala de 100 pontos. A média soma notas de cinco indicadores avaliados: Pesquisa Científica, Qualidade do Ensino, Mercado de Trabalho, Internacionalização e Inovação. A melhores avaliações da UFAM foram nas áreas de Pesquisa, com 28,79; Ensino, com 19,81; e Mercado, com 12,32. Já as melhores posições no ranking em cada indicador foi Inovação (36ª), Pesquisa (51ª), e Mercado (60ª).

Ranking de cursos

Na pesquisa foram avaliados 33 cursos de graduação da UFAM, de um total de 117 ofertados. Os cinco melhores colocados no ranking geral são: Odontologia (23º), Design (29º), Serviço Social (30º), Engenharia Elétrica (37º), e Computação (41º).

Fazendo um comparativo com 2015, dos cinco cursos, quatro tiveram um salto expressivo no ranking: Odontologia (subiu 29 posições), Serviço Social (14 posições), Engenharia Elétrica (35 posições), e Computação (15 posições).

Para o reitor em exercício, professor Hedinaldo Narciso Lima, a colocação alcançada pela UFAM no Ranking Universitário, é fruto da valorosa dedicação de professores e alunos, em prol da formação de recursos humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação da Região Norte. “Estar entre as 50 melhores universidades brasileiras, dentre 195 avaliadas, mostra que estamos no caminho certo, mesmo diante das inúmeras dificuldades. Esses dados evidenciam a importância da UFAM para o Amazonas e para o Brasil, além de reforçarem a necessidade de que os investimentos ocorram de forma contínua e ampliada”.

Acesse o Ranking Universitário aqui .

Áida Fernandes