UEA passa por sérios problemas e ameaça de fechar, afirma reitor

By -

Reitor Cleinaldo Costa

A revelação alarmante feita ontem pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deixou o meio acadêmico apreensivo. Segundo Cleinaldo Costa, o orçamento da UEA vem sendo “solapado” nos últimos dois anos. Teria perdido R$ 115 milhões em 2016 e pode “se tornar uma UERJ” – que chegou à beira da falência este ano. Conforme ele, a UEA “corre o risco gravíssimo de não chegar ao final do ano com suas contas em dia”. Não haveria dinheiro para pagar energia e segurança.

“Ano passado deixamos de oferecer 30% de vagas para o interior. Esse ano, se essa política for mantida, por inanição financeira, nós teremos 210 salas desocupadas na UEA em 2018, fechadas no interior. Teremos menos oito mil alunos nessa universidade”, sustentou Cleinaldo Costa.

As declarações do reitor foram dadas na audiência pública do Conselho Nacional de Educação sobre a Base Nacional Comum Curricular. A Secretaria de Comunicação respondeu. Lembrou que David Almeida está há dois meses no cargo e que vai continuar o “esforço”  para manter a universidade enquanto estiver no governo.

(Com SIM&NÃO/PORTAL A CRÍTICA)

Roberto Brasil