UEA participa de Seminário Internacional que promove a excelência em Saúde na América Latina

By -

OPAS-logoA partir desta quarta-feira (10) até 12 de setembro, Manaus sediará o Seminário Internacional “A Missão de Educação Médica para alcançar a Equidade em Saúde” (La missión social de la educación médica para alcanzar la equidad em salud). O evento é promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e será realizado no Hotel Blue Tree, localizado no bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus. A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Ministério da Saúde (MS) são co-organizadores do evento. 

Esta terceira edição do evento tem o objetivo de promover o compromisso com a missão social das universidade que oferecem o curso de Medicina para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde e o alcance da cobertura universal da saúde. O encontro reúne reitores e representantes de diversas universidades brasileiras e também de países da América como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Nicarágua, Cuba, Guatemala e Estados Unidos.

O seminário visa também construir um acordo para monitorar a missão social das escolas de Medicina, definir os pré-requisitos indispensáveis dos centros de saúde da comunidade para o processo de ensino e aprendizagem e também conhecer experiências de aprendizagem bem-sucedidas em centros de atenção à saúde comunitária. O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, vai participar da abertura do Seminário, que acontecerá nesta quarta-feira (10), a partir das 8h.

Visita à UEA – Na quinta-feira (11), às 19h, cerca de 50 participantes do evento visitarão laboratórios da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), entre eles, os laboratórios de Anatomia Humana, Biotecnologia, Estomaterapia e Técnica Cirúrgica. Às 14h da sexta-feira (12), a comitiva visitará a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) O-07, localizada no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus, onde os acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia realizam atividades de estágio curricular.

Roberto Brasil