UEA ajuda estudantes do ensino médio a decidir carreira profissional

By -

estudantes-uea-profissao01O estudante do 9º ano da Escola Estadual Alda Barata, localizada no bairro Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, Athirson de Oliveira, de 14 anos, já sabe qual carreira pretende seguir. O jovem pretende cursar faculdade na área de tecnologia. A decisão já tinha sido tomada após conversas com familiares e professores, mas, foi durante uma visita à Escola Superior de Tecnologia (EST) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que o adolescente teve certeza de qual seria o seu caminho profissional.

“Quero seguir a área da tecnologia, em razão do Brasil estar se modernizando em vários setores, mas principalmente nessa área, além da falta de profissionais. Essa visita me ajudou a tirar duvidas em relação aos cursos dessas áreas. Depois daqui eu já tenho o meu futuro definido”, disse Oliveira.

O estudante foi um das centenas de alunos de várias escolas estaduais e municipais que visitaram as atividades desenvolvidas por acadêmicos da UEA para a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que encerrou na sexta-feira (19).

estudantes-uea-profissao03Os alunos tiveram a oportunidade de conferir diversas exposições, entre elas, o “Show da Química”, a “A Força da Gravidade”, a “Linha de Tempo da Cartografia”, os Tipos de Nuvens”, os “Efeitos da Chuva Ácida”, a “Formação de Tornados” e uma “Exposição de OTP”, voltada a profissionais de Engenharia da Produção

A professora de história da Escola Estadual Alda Barata, Mary Rates, destacou que estreitar a relação entre universidade e escolas também é um papel do professor, levando os alunos para dentro das atividades acadêmicas.

“Esse contato com a universidade ajuda eles a já respirarem um pouco do conhecimento científico. É um incentivo também para que eles possam entrar no mercado de trabalho com mais qualidade por meio da carreira acadêmica. Queremos sim Doutores e Cientistas no nosso Estado”, destacou Rates.

estudantes-uea-profissao02PROGRAMAÇÃO – A programação incluiu visitas aos laboratórios de Metrologia, Laboratório de Materiais, Laboratório de Materiais Mecânicos, Laboratórios de Soldagem e Laboratório de Engenharia Química. As atividades com os alunos incluíram também a apresentação de robôs humanóides que auxiliam o desenvolvimento de pesquisas na Universidade, palestra sobre programas de Iniciação à Docência, e a Maratona de Programação no evento repleto de atrativos para o público de alunos.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o território nacional com o objetivo de mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, com 4451 atividades já cadastradas em todo o país.

Roberto Brasil