UBS Fluvial volta a atender zona rural de Manicoré

By -

UBS_FLUVIAL_MANICORÉ 01A UBS Fluvial Nossa Senhora das Dores saiu ontem à noite (20), do Terminal Hidroviário Waldomiro Gomes, rumo às comunidades ribeirinhas da parte de baixo do município de Manicoré realizando assim a sua quarta viagem, onde permanecerá aproximadamente 18 dias prestando o devido atendimento a população ribeirinha que precisa de atendimento mais próximo e digno.

UBS_FLUVIAL_MANICORÉ 02O prefeito Municipal de Manicoré Lúcio Flávio do Rosário juntamente com Secretários Municipais e Assessores fez uma visita poucos minutos antes da unidade fluvial partir onde na oportunidade conversou com as 22 pessoas que integram o quadro de profissionais da saúde de atenção básica do município. A viagem o povo ribeirinho contará com a presença do médico Clínico geral Dr. José Alves de Melo, 02 (dois) Odontólogos inclusive uma médica dentista natural de Pernambuco que está em Manicoré, enfermeiros, técnicos, equipe de vacina, uma Assistente Social e demais profissionais altamente capacitados para prestar o devido atendimento básico de saúde à zona rural.

UBS_FLUVIAL_MANICORÉ 03Com o recurso liberado junto ao Ministério da Saúde (MS) – na ordem de R$ 90 mil reais, o prefeito Lúcio Flávio comentou que comprou todos os medicamentos e matérias necessários nas farmácias da cidade utilizando mais de R$ 30 mil reais só com medicamentos e disse ainda que esse valor vai ajudar e muito a permanência da unidade Fluvial poder retornar suas viagens de rotina e atender os ribeirinhos que tanto necessitam de um atendimento médico fazendo com que ocorra uma folga nas unidades de saúde da sede.

UBS_FLUVIAL_MANICORÉ 04Os procedimentos que serão prestados pelos profissionais de saúde na UBS Fluvial serão os seguintes: Acompanhamento da gestante e do bebê, consultas e tratamento odontológico, curativos, exame do preventivo, imunização (vacinas), nebulização, planejamento familiar, teste de gravidez, grupo de educação em saúde, enfermagem, dispensação de medicamentos básicos dentre outros. Um agente de saúde ficará incumbido de articular com os moradores, convidando e convocando-os para se dirigirem até a UBS Fluvial e realizarem suas consultas.

Roberto Brasil